ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Radar móvel começa a multar motoristas em fevereiro

Fernanda França | 17/12/2010 16:04
Éder vera Cruz demonstra como funciona o equipamento. (Foto: João Garrigó).
Éder vera Cruz demonstra como funciona o equipamento. (Foto: João Garrigó).

Os motoristas que trafegarem em alta velocidade no trânsito de Campo Grande começarão a ser multados em fevereiro de 2011 por dois radares móveis.

Os equipamentos foram adquiridos pela Agetran (Agência Municipal de Trânsito), que já está realizando treinamento com seu pessoal para colocar a fiscalização nas ruas.

Em janeiro, o trabalho já começa a ser feito, mas só a título de alerta. Os motoristas receberão advertências impressas via correio, e um mês depois começarão a efetivamente ser punidos pela infração.

Pequenas, estas máquinas são colocadas em cima de um tripé e levam cerca de 10 minutos para serem montadas. A vantagem apontada pelo diretor de Fiscalização da Agetran, Éder Vera Cruz, é a baixa visibilidade do equipamento, o que não acontece no caso das blitze.

“As blitze continuam, mas a vantagem do radar móvel é que a montagem é rápida, então a fiscalização pode acontecer em vários pontos da cidade durante um mesmo dia. E como o equipamento é de pouca visibilidade, não há tempo para que um motorista avise ao outro sobre o procedimento”, detalhou.

A Agetran não soube informar o valor da multa a ser aplicada e nem a verba empregada na compra dos equipamentos, que são feitos na Alemanha e instalados pela empresa Perkons, de Curtitiba.

Além de verificar a velocidade dos carros, a máquina é capaz de fazer levantamentos do tráfego de veículos. As informações são facilmente retiradas por meio de um pen drive.

A margem de alcance do radar é de 7 quilômetros. Dependendo do local onde for montado, ele tem capacidade de fiscalizar até quatro faixas ao mesmo tempo.

Nos siga no Google Notícias