A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 03 de Dezembro de 2016

17/12/2012 12:20

Saída de estacionamento provoca acidente entre três veículos

Paula Vitorino e Mariana Lopes
Acidente aconteceu na avenida Mato Grosso. (Foto: Luciano Muta)Acidente aconteceu na avenida Mato Grosso. (Foto: Luciano Muta)

Acidente envolvendo três veículos tumultuou a avenida Mato Grosso, em frente ao Colégio Dom Bosco, nesta segunda-feira (17), por volta das 11h.

Veja Mais
Carro capota após colisão no cruzamento da Bahia com a Barão do Rio Branco
Motorista escapa de capotamento com ferimentos leves

O acidente envolveu uma camionete S-10, uma Montana e um carro-forte. De acordo com os motoristas dos dois últimos carros, o acidente aconteceu no momento em que a S-10 parou para a saída de um veículo do estacionamento.

“O sinal estava aberto e a camionete parou de repente para dar espaço para o carro”, diz o motorista da Montana, Romano Genteline, de 24 anos.

“Tudo bem que tem que ter gentileza no trânsito, mas desde que não atrapalhe o trânsito”, reclamou o motorista do carro-forte, Rodrigo Farias, de 32 anos.

O veículo Montana foi o mais danificado com a colisão. Ninguém ficou ferido.




Um dos princípios do Código de Trânsito Brasileiro consiste na sua aplicabilidade a QUALQUER veículo, conforme determina o seu artigo 3º, o que inclui, logicamente, os veículos prestadores de serviços públicos, os quais devem obedecer aos preceitos estabelecidos para os veículos em geral e, caso cometam infrações de trânsito, estarão sujeitos às mesmas conseqüências legais que estes.
Prova maior de que tais veículos podem perfeitamente serem multados, como qualquer outro, é que o legislador chegou a prever, no artigo 222 do CTB, uma infração de trânsito específica, por exemplo, aos veículos de emergência.
 
CLEITON ARGUELHO em 20/12/2012 08:49:30
No artigo 29 do CTB, é possível destacarmos dois grupos de veículos, com características especiais, que se enquadram no tema ora tratado:
O inciso VIII, por sua vez, prevê a prerrogativa de livre estacionamento e parada, no local de prestação de serviço (e devidamente identificados) aos veículos prestadores de serviços de utilidade pública, os quais são indicados taxativamente pelo § 1º do artigo 2º da Resolução do CONTRAN nº 679/87: os destinados à manutenção e reparo de redes de energia elétrica, de água e esgotos, de gás combustível canalizado, de telecomunicações e de comunicações telefônicas; os destinados ao socorro mecânico de emergência nas vias abertas à circulação pública;
 
CLEITON ARGUELHO em 20/12/2012 08:48:11
Caro Cleiton, os veículos de transportes de valores gozam de livre parada em via pública, conforme lei municipal em acordo com normas do CONTRAN.
Para que você tenha conhecimento disso, sempre que estiver trafegando atrás de um "carro-forte" observe que tem um aviso estampado na traseira desse tipo de veículo.

DIREÇÃO DEFENSIVA SEMPRE!!!
 
Luciano Silgueiros em 17/12/2012 17:24:28
Conforme noticiário que vi por esses dias, não existe autorização a não ser para veículos de segurança publica, ou seja, carro forte em desacordo com as leis de transito, igual veiculo multado, cade a fiscalização.
 
CLEITON ARGUELHO em 17/12/2012 16:10:21
Sabemos que a lei de transito se estende a todos, porém sempre que vejo um carro forte, tenho dúvida quanto a conduta das empresas de transporte de valores, não sei se eles desconhecem que também devem respeitar o transito ou se ignoram consciente do ato de infração, estão sempre em fila dupla, o que mais me chamou atenção, foi a uns dias, eu estava a trabalho e como sempre procurando vaga para estacionar, entrando na Dom Aquino me deparei com um carro forte, o mesmo parado no meio da pista de rolamento atrapalhando o fluxo do lado esquerdo, e o pior que este fechava duas vagas, que poderiam estar ocupada, parei e observei além de mim outras pessoas pedindo passagem ao motorista que nem se importou, tudo isso ao lado dos agentes de transito que deveriam fiscalizar, porem não o fazem.
 
CLEITON ARGUELHO em 17/12/2012 16:07:10
vejam só! motoristas de carro-forte falando em não atrapalhar o transito, desce a DOM AQUINO 17:40 todos os dias tem um de cada lado da pista, ficando apenas a do meio pra trafego. tudo bem, tem autorização para isso, mas que atrapalha e MUITO, isso niguem pode negar.
 
Marcio C. Lopes em 17/12/2012 13:10:00
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions