ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Sem dinheiro para se manter, Agetran diz que não pode investir em Campo Grande

Evelyn Souza e Jéssica Benitez | 13/08/2013 11:04
Presidente da Agetran se reuniu hoje com vereadores. (Foto: Cleber Gellio)
Presidente da Agetran se reuniu hoje com vereadores. (Foto: Cleber Gellio)

A presidente da Agência Municipal de Trânsito, Kátia Maria Moraes de Castilho, disse nesta terça-feira (13) que a Agetran não consegue se sustentar sozinha, que não tem dinheiro para investir e que o prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal, pensa em mexer no “tesouro” do município.

Segundo Kátia, o órgão recebe hoje cerca de R$ 900 mil por mês, dinheiro que não é suficiente para investir na Capital.

A presidente participou hoje de uma reunião com os vereadores, na Câmara Municipal de Campo Grande. Ela apresentou números e os problemas do trânsito da cidade.

Segundo ela, atualmente 55 agentes de trânsito trabalham em três turnos e andam em dupla para monitorar o trânsito, porque falta sinalização.

“Tem excesso de placas, vamos fazer uma limpeza e colocar sinalização mais adequada, como placas refletivas”, disse.

Kátia também ressaltou que mais de 150 locais precisam receber semáforos, mas que por outro lado, não adianta colocá-los, se a população não respeita o sinal vermelho.

Durante a apresentação, a presidente da Agetran apresentou fotografias da estrutura de Londres, onde já morou e de Minas Gerais, onde nasceu. As fotos causaram revolta no vereador Paulo Siuffi que disse que a população quer ver a realidade de Campo Grande, não de Londes.

“Concordo que a antiga administração deixou de fazer muita coisa, mas o PAC Mobilidade só chegou aqui, graças a gestão passada”, disse Siuffi que afirmou que a teoria apresentada estava muito bonita

Em resposta, Kátia respondeu que “não tem só teoria e tem 25 anos de experiência como gestora”.

Parquímetros: Durante a reunião, a vereadora Grazielle Machado se exaltou ao questionar a presidente da Agetran sobre a lei do parquímetro.

“Eu odeio parquímetro, na rua Pedro Celestino os moradores não tem garagem e precisam pagar para estacionar o veículo em frente da própria casa. Já na Maracaju, não tem casas e não tem parquímetro. Alias, pra onde está indo esse dinheiro?”, questionou a vereadora que justificou a alteração de humor durante a fala, porque acordou amarga.

Grazielle também afirmou que a Lei dos parquímetros não permite que os equipamentos fiquem ligados nos fins de semana e no feriado, mas que aqui em Campo Grande, a tarifa é exigida todos os sábados, até as 12h.

Kária Maria respondeu que a Agetran fatura cerca de R$ 50 mil por mês com os parquímetros e que esse valor é destinado para o programa Educação no Trânsito e que desde o começo do ano, quase não foi gasto. Sobre a cobrança indevida, disse que vai avaliar.

A presidente da Agetran informou que atualmente são 2.400 parquímetros e que esse número pode aumentar em 25%. Ela também afirmou que os equipamentos serão instalados na rua Maracaju.

Nos siga no Google Notícias