A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

04/02/2013 12:10

Tolerância zero a álcool começa com 7 multados no fim de semana

Paula Maciulevicius
Entre os sete motoristas multados no final de semana, três deles foram flagrados dirigindo alcoolizados no sábado. (Foto: Arquivo)Entre os sete motoristas multados no final de semana, três deles foram flagrados dirigindo alcoolizados no sábado. (Foto: Arquivo)

O primeiro final de semana depois da resolução que determinou tolerância zero para quem bebe e dirige teve sete motoristas multados em Campo Grande. Três deles foram flagrados no sábado, na saída do show do DJ Tiesto, realizado no Jóquei Clube.

Veja Mais
Agora a tolerância é zero para quem bebe e dirige, alerta Ciptran
Contran reduz tolerância de álcool no teste do bafômetro

Das 92 notificações realizadas pela Ciptran (Companhia Independente de Policiamento de Trânsito) entre sexta, sábado e domingo, nove carteiras de motoristas e 19 licenciamentos de veículos foram recolhidos, além da apreensão de 23 veículos.

Na última terça-feira (29), entrou em vigor a nova portaria do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) que determina que o motorista que for pego dirigindo depois de ingerir qualquer gota de álcool vai sofrer as consequências que chegam a quase R$ 2 mil de multa e suspensão do direito de dirigir por um ano.

Para o comandante da Ciptran, coronel Alírio Vilassanti, ainda é cedo para analisar, mas a mudança gradativa na Lei Seca tem afetado o comportamento dos motoristas. “É muito recente, mas acreditamos que o motorista está sim mudando. Temos muitas ações e campanhas nessa área que acabam refletindo nessa mudança. Essa forma de agir não é mais permitida nos dias atuais, esse comportamento irresponsável quando se trata de beber e dirigir”, ressalta o comandante.

Agora pela nova resolução, o limite no bafômetro não pode ser igual ou maior que 0,05 miligramas de álcool por litro de ar. Antes, era maior: 0,1 mg/l. Se no teste, o bafômetro marcar 0,05 ou mais é infração gravíssima, multa de quase R$ 1.915,40 e o motorista tem a habilitação suspensa por um ano. Até quem comer um bombom que contenha álcool poderá ser punido.

“Essa legislação mais rigorosa é um reflexo da pressão da sociedade e nos nossos congressistas. Ninguém mais aceita esse tipo de conduta. Pelas vítimas fatais e de lesões graves, a sociedade acabou pressionando, mas ainda poderia ser mais rigorosa, em alguns casos, o motorista paga fiança e sai”, defende o coronel.

Para o Carnaval a Ciptran prepara ações em torno de locais que concentrem aglomeração de motoristas e pedestres. “O trabalho será bem direcionado e focado. A determinação é bem rigorosa e vai incidir na diminuição de acidentes”, finalizou o comandante.

Contran reduz tolerância de álcool no teste do bafômetro
A partir de hoje (29), quem for pego dirigindo sob efeito de álcool sofrerá penalidades e pode ser preso. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) p...
Para leitores, mudanças na Lei Seca vão diminuir de mortes no trânsito
As mudanças na Lei Seca, sancionada pela Presidência da República em dezembro, vai contribuir para baixar o número de acidentes com morte no trânsito...
Polícia realiza ação preventiva e orienta sobre novas regras da Lei Seca
A Polícia Militar realiza por intermédio do 14º Batalhão de Polícia Militar Rodoviário com apoio do 1º BPM e da Ciptran (Companhia Independente de Po...



Parabéns, esta lei deveria estar em vigor a muito tempo, só falta criarem a lei para tolerância zero contra os crimes cometidos contra o cidadão.
 
João Santos em 04/02/2013 14:00:11
Importante isso, mas existe outros casos que também acidentes são causados não só por álcool, mas também por entorpecentes. Deveria ter um meio de se pagar por isso também. Esse limite que implantaram agora de 0,05 é surreal.
 
Renato Assis em 04/02/2013 13:48:03
bebida e direção só da tragédia agora fizeram uma lei q preste só falta mudar as leis dos di menor
 
matheus oliveira em 04/02/2013 13:43:16
Se DEUS quiser e a fiscalização também há de diminuir os acidentes.
Usar taxi é a melhor opção!!!!!!!!
 
Maria Antonietta Meneghetti em 04/02/2013 12:56:46
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions