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Campo Grande, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

15/07/2013 11:09

Universidade cobra 3ª via de acesso para pôr fim aos congestionamentos

Aliny Mary Dias
Reitor espera que novo acesso diminua congestionamentos na região (Foto: Cleber Gellio)Reitor espera que novo acesso diminua congestionamentos na região (Foto: Cleber Gellio)

Para pôr fim aos congestionamentos nas duas vias que dão acesso à UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) e diminuir os problemas enfrentados por acadêmicos e funcionários da instituição, a reitoria da universidade cobra da Prefeitura a construção de uma terceira via de acesso à instituição.

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Os cerca de 10 mil acadêmicos da instituição têm duas opções para chegar até o complexo: pela Avenida Tamandaré ou Marechal Câmara, rua que dá acesso ao estacionamento do Bloco A. Moradores da região também reclamam por causa dos congestionamentos.

Segundo o reitor padre José Marinoni, as cobranças para uma terceira opção de acesso começaram há alguns anos, quando a universidade ainda era comandada pela administração anterior.

Com o aumento da frota de veículos, que chegam até à instituição, no ano passado, uma comissão formada por professores do curso de Direito e alunos do diretório acadêmico procuraram a reitoria a fim de buscar uma solução para o problema.

As conversas só foram colocadas em prática esse ano, quando uma comissão composta pela reitoria, docentes e alunos se reuniu com o ouvidor da Prefeitura.

Marinoni explica que as duas opções encontradas e apresentadas para a administração pública são: a pavimentação de de três quilômetros da Rua Corguinho, que liga o bairro Monte Castelo e à universidade, ou a construção de uma nova avenida que liga a região da Mata do Segredo até à UCDB.

“Nós apresentamos essas duas opções e estamos aguardando um posicionamento da Prefeitura. Temos esperança que o acesso seja melhorado para que as pessoas consigam chegar até a universidade sem tantos problemas”, afirma o reitor.

O padre explica ainda que a segunda opção apresentada pela universidade é viável já que a avenida cortaria uma área de 50 hectares que é da própria universidade. “Nesse caso o investimento seria maior, mas beneficiaria os moradores daquela região”.

Confiante de que o pedido da universidade possa ser atendido com a liberação dos R$ 420 milhões previstos para investimentos em mobilidade urbana. Os projetos foram aprovados na semana passada pelos vereadores da Capital. “Nós já conversamos e estamos abertos para que a Prefeitura também nos procure e que nosso problema de congestionamentos seja resolvido”, completa o reitor.

Ao Campo Grande News, o titular da Seinthra (Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação), Semy Ferraz, afirma que a viabilidade de um terceiro acesso está sendo estudado pela pasta e que deve ser apresentado em até 30 dias para a decisão do prefeito Alcides Bernal.

“Vamos levar duas ou três opções para o prefeito e ele irá decidir. Ainda não temos prazo para essa obra, mas ela será avaliada pela secretaria e pela administração”, conta Semy.

Asfaltamento da Rua Corguinho e construção de avenida são opções para diminuir congestionamentos (Foto: Reprodução Google)Asfaltamento da Rua Corguinho e construção de avenida são opções para diminuir congestionamentos (Foto: Reprodução Google)

Problemas - Os horários de pico e que mais registram congestionamentos são no início da manhã e fim da tarde, das 7h15 às 7h45 e das 18h30 às 19h30. Alguns motoristas que utilizam o acesso pela Rua Marechal Câmara acabam utilizando a contramão para chegar até o estacionamento. Segundo o reitor, a atitude gera acidentes constantes e risco para os acadêmicos.

O reitor da UCDB afirma que muitos pais e alunos desistem de estudar na universidade em razão do trânsito. “Não temos números, mas posso afirmar que muitos deixam de estudar aqui por isso. A distância é um problema, mas os congestionamentos agravam essa situação”, afirma.

Com a solução do problema, Marinoni diz que a estrutura da universidade pode ser aumentada. Já que o terreno de 50 hectares de posse da instituição não é usado por conta do acesso.




prefeitura ainda não asfaltou e praticamente abandonou a RUA CORGIUINHO que seria o acesso mais facil a universidade (UCDB ) precisamos cobrar o asfalto imediatamente antes que começe as aulas e os problemas da TAMANDRE SEJAM RESOLVIDOS
 
lademir roque telo em 27/01/2014 16:17:45
Eu acho que os alunos da UCDB deveriam ter vergonha na cara de exigir uma via a mais pra reduzir os congestionamentos.
Em qualquer cidade do mundo as universidades são exemplo de consciência ecologia e sustentabilidade. Deveriam exigir mais opções de transporte público. A classe estudantil deve carregar esse perfil de exigir o que é certo e melhor para todos. Quando eu era aluno da UCDB eu ia para as aulas de ônibus ou de carona. Dividíamos a gasolina do caroneiro pra irmos a faculdade. Hoje é um carro por aluno lotando o pátio de estacionamento. Uma cultura deprimente pra quem deveria exigir o contrário.
 
Gabriel Moreira em 16/07/2013 12:02:07
Todos serão beneficiados os alunos da Universidade e a população em geral e é uma necessidade providenciar com urgência uma nova via de acesso para a saída de Rochedinho. Sou morador da região e é um tumulto a Tamandaré sentido UCDB em dias de show no Green Hall, a 100m da UCDB, no Parque do Peão de Campo Grande/MS (CLC) que fica após a UCDB, na MS-010, e outros espaços de festas e lazer que possuem na região (como a chácara do Colégio Latino Americano). Uma região que está em crescimento, sem contar que inúmeros loteamentos estão em desenvolvimento na região. O asfalto na rodovia MS 010 que iniciou em julho/13 chegará até o distrito de Rochedinho que também vai proporcionar um fluxo maior de automóveis na Tamandaré. O governo e prefeitura precisam olhar o desenvolvimento dessa região.
 
Sato Akamini Ojeda em 15/07/2013 22:46:33
Quem me dera se a rua Marechal Câmara fosse asfaltada, infelizmente a rua Marechal Câmara é uma rua abandonada em Campo Grande, sem condições de transitar nela, moramos aqui quase ilhados, tem buracos que cabe uma pessoa dentro, dia de chuva se passar carro atola. Alias é uma ótima ideia passar a Rua Marechal Câmara pra ser um acesso a UCBD é uma pequena rua que com o asfalto os moradores e acadêmicos serão presenteados.
 
Edilza Villela em 15/07/2013 18:19:46
O que falta na região (e em todo o resto da cidade) é um sistema de transporte coletivo mais ágil, com prioridade de passagem (corredores e vias exclusivas) e preço justo! Abrir mais ruas e avenidas só atrai mais trânsito!!!
 
Wagner Moraes em 15/07/2013 16:48:18
Vendo a mapa, o acesso via a Rua do Corginho realmente é o que mais faz sentido, ainda mais porque não passa por uma area residencial. Assim, um transito mais movimentado la não aumenta os riscos do transito para moradores locais, e a rua Corginho tem bom acesso a partir do prolongamento do Ernesto Geisel.
Alias, outra medida mais do que necessario é substituir todas as quebra molas da Tamandaré por radares, pois muitos não permitam transito a mais de 15 km/h, o que é um absurdo para uma via principal e o que é uma das causas dos congetionamentos.
 
Marcos da Silva em 15/07/2013 16:32:20
Os alunos não utilização a Rua Marechal Câmara pois esta é de terra e com o aclive é acentuado, a erosão a deixou parecendo o Canion, intransitável. Utilizam sim a rua São Higino / Cardeal Arcoverde, que é a rua paralela à Marechal Câmara, é asfaltada e termina no portão da UCDB. Sei pq moro nesta rua.
 
marcio arraes em 15/07/2013 15:08:23
Muito esperto esse reitor. Pretende valorizar sua propriedade aproveitando-de do dinheiro público. Se já tem a Rua Corguinho "aberta", necessitando apenas que seja pavimentada. É muito mais simples e menos oneroso aos cofres públicos. Depois bastaria que a UCDB abrisse nova portaria naquela via. Necessário se faz também que a AGETRAN proibia o estacionamento de veículos na Av Tamandaré, em todo o trecho que margeia os limites da Universidade. E que junto com a CIPTran, faça a devida fiscalização.
 
Fernando Silva em 15/07/2013 14:23:24
"O padre explica ainda que a segunda opção apresentada pela universidade é viável já que a avenida cortaria uma área de 50 hectares que é da própria universidade. “Nesse caso o investimento seria maior, mas beneficiaria os moradores daquela região”. Muito esperto esse reitor. Pretende valorizar sua propriedade aproveitando-de do dinheiro público. Se já tem a Rua Corguinho "aberta", necessitando apenas que seja pavimentada, é muito mais simples menos oneroso aos cofres públicos.
 
Fernando Silva em 15/07/2013 14:18:01
Amigos da Fm Ucdb Bom Dia
 
julio borges alvarenga em 15/07/2013 13:53:56
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