ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Universidade cobra 3ª via de acesso para pôr fim aos congestionamentos

Aliny Mary Dias | 15/07/2013 11:09
Reitor espera que novo acesso diminua congestionamentos na região (Foto: Cleber Gellio)
Reitor espera que novo acesso diminua congestionamentos na região (Foto: Cleber Gellio)

Para pôr fim aos congestionamentos nas duas vias que dão acesso à UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) e diminuir os problemas enfrentados por acadêmicos e funcionários da instituição, a reitoria da universidade cobra da Prefeitura a construção de uma terceira via de acesso à instituição.

Os cerca de 10 mil acadêmicos da instituição têm duas opções para chegar até o complexo: pela Avenida Tamandaré ou Marechal Câmara, rua que dá acesso ao estacionamento do Bloco A. Moradores da região também reclamam por causa dos congestionamentos.

Segundo o reitor padre José Marinoni, as cobranças para uma terceira opção de acesso começaram há alguns anos, quando a universidade ainda era comandada pela administração anterior.

Com o aumento da frota de veículos, que chegam até à instituição, no ano passado, uma comissão formada por professores do curso de Direito e alunos do diretório acadêmico procuraram a reitoria a fim de buscar uma solução para o problema.

As conversas só foram colocadas em prática esse ano, quando uma comissão composta pela reitoria, docentes e alunos se reuniu com o ouvidor da Prefeitura.

Marinoni explica que as duas opções encontradas e apresentadas para a administração pública são: a pavimentação de de três quilômetros da Rua Corguinho, que liga o bairro Monte Castelo e à universidade, ou a construção de uma nova avenida que liga a região da Mata do Segredo até à UCDB.

“Nós apresentamos essas duas opções e estamos aguardando um posicionamento da Prefeitura. Temos esperança que o acesso seja melhorado para que as pessoas consigam chegar até a universidade sem tantos problemas”, afirma o reitor.

O padre explica ainda que a segunda opção apresentada pela universidade é viável já que a avenida cortaria uma área de 50 hectares que é da própria universidade. “Nesse caso o investimento seria maior, mas beneficiaria os moradores daquela região”.

Confiante de que o pedido da universidade possa ser atendido com a liberação dos R$ 420 milhões previstos para investimentos em mobilidade urbana. Os projetos foram aprovados na semana passada pelos vereadores da Capital. “Nós já conversamos e estamos abertos para que a Prefeitura também nos procure e que nosso problema de congestionamentos seja resolvido”, completa o reitor.

Ao Campo Grande News, o titular da Seinthra (Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação), Semy Ferraz, afirma que a viabilidade de um terceiro acesso está sendo estudado pela pasta e que deve ser apresentado em até 30 dias para a decisão do prefeito Alcides Bernal.

“Vamos levar duas ou três opções para o prefeito e ele irá decidir. Ainda não temos prazo para essa obra, mas ela será avaliada pela secretaria e pela administração”, conta Semy.

Asfaltamento da Rua Corguinho e construção de avenida são opções para diminuir congestionamentos (Foto: Reprodução Google)
Asfaltamento da Rua Corguinho e construção de avenida são opções para diminuir congestionamentos (Foto: Reprodução Google)

Problemas - Os horários de pico e que mais registram congestionamentos são no início da manhã e fim da tarde, das 7h15 às 7h45 e das 18h30 às 19h30. Alguns motoristas que utilizam o acesso pela Rua Marechal Câmara acabam utilizando a contramão para chegar até o estacionamento. Segundo o reitor, a atitude gera acidentes constantes e risco para os acadêmicos.

O reitor da UCDB afirma que muitos pais e alunos desistem de estudar na universidade em razão do trânsito. “Não temos números, mas posso afirmar que muitos deixam de estudar aqui por isso. A distância é um problema, mas os congestionamentos agravam essa situação”, afirma.

Com a solução do problema, Marinoni diz que a estrutura da universidade pode ser aumentada. Já que o terreno de 50 hectares de posse da instituição não é usado por conta do acesso.

Nos siga no Google Notícias