ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Usina informou ao MPT que não tinha mais vínculo com cortadores de cana mortos

Marta Ferreira | 05/12/2011 19:08
Corpo de vítima é colocado em carro funerário para velório em cidade do Pernambuco. (Foto: Jornal do Commercio)
Corpo de vítima é colocado em carro funerário para velório em cidade do Pernambuco. (Foto: Jornal do Commercio)

A Central Energética Vicentina, usina na cidade de mesmo nome em Mato Grosso do Sul, rescindiu na quarta-feira passada os contratos com 192 cortadores de cana-de-açúcar vindos do Pernambuco, entre eles os 33 mortos em um acidente quando viajavam de Mato Grosso do Sul para casa. Isso quer dizer que a empresa, oficialmente, não tinha mais responsabilidade sobre eles.

A informação foi dada pelo procurador do MPT (Ministério Público do Trabalho) em Dourados Jeferson Pereira. Após o acidente, ele entrou em contato com a usina e a informação que recebeu foi de que, ao pagar os valores devidos aos funcionários, eles receberam também dinheiro para a viagem de volta.

Pelo que foi informado ao procurador, o transporte ficou por conta dos próprios trabalhadores. Isso, em tese, livra a empresa de responsabilidade, porque não havia mais o vínculo empregatício.

Na Bahia, onde o acidente que provocou a morte dos trabalhadores aconteceu, a delegada da Polícia Civil Maria do Socorro Damázio afirmou que os dados coletados até agora indicam que foi fretado um ônibus, da empresa TCB, que é de Brasília.

Conforme a delegada, a situação em que foi feito o transporte será investigada, mas tanto a empresa de transportes quanto a usina que contratou os trabalhadores não devem ser responsabilizadas no inquérito policial. A responsabilidade criminal deve recair ao motorista da carreta que provocou o acidente.

De acordo com a delegada, porém, as informações poderão ser usadas pelas famílias para uma ação de indenização e responsabilização civil das empresas.

A usina foi procurada, mas não se pronunciou. Um representante da empresa foi enviado ao Pernambuco, para acompanhar os funerais das vítimas.

O Campo Grande News apurou que esse é o terceiro ano em que eles trabalhavam na safra de cana em Mato Grosso do Sul, e que moravam em Jateí, em casas próximas, alugadas da mesma pessoa que intermediava a contratação deles. É uma mulher, identificada apenas como Ana, que também viajou para o Pernambuco.

Nos siga no Google Notícias