ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 32º

Capital

Uso de motos diminui 20% tempo de chegada dos bombeiros em locais de acidentes

Marta Ferreira | 11/08/2011 11:13
Bombeiros usando motocicletas chegam primeiro a locais de acidente e prestam os primeiros atendimento às vítimas. (Foto: Pedro Peralta)
Bombeiros usando motocicletas chegam primeiro a locais de acidente e prestam os primeiros atendimento às vítimas. (Foto: Pedro Peralta)

O veículo que mais se envolve em acidentes com mortes em Campo Grande, as motocicletas, também está servindo para ajudar a salvar vidas. Implantado na cidade pelo Corpo de Bombeiros há 2 anos, o serviço de motossocorrismo diminuiu em 20% o tempo de chegada dos bombeiros aos locais de acidente.

Hoje, segundo a Corporação, as equipes chegam aos locais de acidente em no máximo 7 minutos. “É uma ferramenta essencial para a redução de tempo de resposta no atendimento e de gastos, além da facilidade de manter a estrutura”, analisa o chefe do Centro de Resgate e Atendimento Pré-Hospitalar, major Marcello Frahia.

Frahia explica que os bombeiros de motocicleta chegam primeiro aos lugares, para checar a veracidade e prestar os primeiros atendimentos. “Dependendo da situação, não há a necessidade do deslocamento de uma estrutura maior”, explica.

Dentro das mochilas das equipes há desfibriladores, equipamentos para respiração artificial, além de kits específicos para cada urgência como queimaduras, atendimento a gestantes, entre outros.

Cada equipe é formada por duas motocicletas, uma transportando material para emergência clínica e outra com material para emergência traumática. Em Campo Grande, o serviço tem seis motos, duas para cada equipe e uma de reserva para cada.

As motos são equipadas com rádio transmissor. Os motossocorristas atuam nos grupamentos do Centro de Campo Grande, na rua 14 de Julho e na avenida Costa e Silva. Dessa forma, cobrem as regiões norte e sul, onde ocorre maior número de ocorrências.

“Do total de atendimento dos Bombeiros, 70% são acidentes de trânsito. A cada dez acidentes, sete envolvem motociclistas”, revela Marcello Fraiha. Os militares que atuam como motossocorristas passaram por capacitação na Polícia do Exército.

Uma solenidade amanhã comemora os 2 anos do serviço. Segundo Fraiha, o objetivo é levar o serviço de Moto Operacional para o interior do Estado.

Devem ser beneficiados os municípios de Corumbá, Dourados e Três Lagoas, os três maiores do interior. Outra novidade é a intenção de utilizar o GPS nas motocicletas, como já acontece em algumas viaturas dos Bombeiros para facilitar o deslocamento das equipes no atendimento às ocorrências.

Nos siga no Google Notícias