A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

28/02/2011 19:48

Via estreita e calçada larga são motivo de reclamação na Spipe Calarge

Viviane Oliveira

Moradores e comerciantes reclamam do trânsito e pedem melhorias

Além da rua “estreita” e da calçada larga, carros estacionados diminuem possiblidade de tráfego e desvio(Foto: João Garrigó) Além da rua “estreita” e da calçada larga, carros estacionados diminuem possiblidade de tráfego e desvio(Foto: João Garrigó)

Uma das principais vias de acesso aos bairros Vila Carlota, Rita Vieira e TV Morena é motivo de reclamação de moradores e comerciantes. A Rua Spipe Calarge, que inicia na Avenida Eduardo Elias Zahran e continua depois do Rádio Clube Campo, é estreita, movimentada e ladeada por calçadas largas. Além disso, o asfalto é ruim e falta sinalização de trânsito.

Proprietária de um mercado na rua, Lorrany de Oliveira Pereira, de 23 anos, relata que, quando um caminhão para na frente do estabelecimento para descarregar mercadoria, o trânsito fica impedido.

“Não tem como passar. O jeito é esperar os carros que estão vindo para que os motoristas se arrisquem na contramão”, explica Lorrany.

O frentista Hélio da Silva, de 54 anos, diz que dependendo do horário os ônibus ficam em fila dupla para os passageiros embarcarem. "O motorista fica atrás do ônibus esperando para poder seguir com o veículo", relata o frentista.

Aline Campos, dona de uma loja de roupas, teme que algum cliente seja atropelado na calçada. “Quando a rua está fechada por carros, tem motoqueiro que passa pela calçada”, descreve Aline, que acrescenta que um motoqueiro quase atropelou uma cliente da loja dias atrás.

(Foto: João Garrigó)(Foto: João Garrigó)

Muito carro, pouco pedestre - Maria Perpétua dos Santos, 56 anos, conta que às quartas-feiras - quando é montada feira livre em ruas adjacentes à Spipe Calarge - o trânsito complica ainda mais.

“Não tem lugar para passar. Tem vezes que chego em casa e não tenho como entrar. As pessoas não respeitam a garagem de ninguém. São muitos carros para pouca vaga de estacionamento", explica.

A moradora solicita que um semáforo seja instalado com urgência no cruzamento da Spipe Calarge com a Rua da Rúpia, na Vila Carlota. A maioria das pessoas ouvidas pelo Campo Grande News diz que a calçada é muito larga e desnecessária, quando se analisa o fluxo de pedestres em comparação ao tráfego de veículos.

“É muito estreita mesmo. Quando tem carro estacionado nos dois lados da rua fica difícil de passar. Quando tem caminhão estacionado, ai que ninguém passa mesmo”, frisa Maria.

Manobra - Em outro ponto da Spipe Calarge, os motoristas se arriscam para fazer conversão à esquerda.

No cruzamento com a Rua Quintino Bocaiúva, onde um semáforo foi instalado há pouco mais de seis meses, os motoristas fazem a manobra proibida de virar à esquerda.

“Direto tem acidente aqui, hoje mesmo teve um. Ninguém respeita a sinalização aqui é impressionante ver como os motoristas são imprudentes”, destaca o frentista Luciano Barriento, de 31 anos.

Em toda a Spipe Calarge, o que se percebe são asfalto ruim, poucos semáforos, imprudência e falta de sinalização.




são muito estreitas,e possuem varios comercios na região, dificultando mais ainda a passagem!
 
Rafaela Lima em 01/03/2011 11:41:18
A Spipe Calarge é uma avenida de passagem para muitos bairros e na hora de pique é terrível. colocaram um semáforo na avenida spipe calarge com a rua do cruzeiro ajudou um pouco só que se esqueceram da rua estreita que é no bairro na hora do pique é uma confusão em frente a escola múcio teixeira júnior pois quem vem pela a spipe calarge quer virar para deixar seus filhos na escola e já tendo carros estacionados á frente da escola fica um transtorno. A agetran deveria deixar mão única pelo menos em frente a escola. E a prefeitura recapear a spipe calarge porque sendo uma avenida movimentada como ela é o asfalto está precário.E agetran realmente deveria vir as quartas - feiras após as 18:00hs nas ruas spipe calarge com a rua do Dracma e ver o transtorno.Sei que a problemas em todos os bairros mais por favor nós pagamos impostos .
 
arlete baumgardt em 01/03/2011 09:26:22
Minha residencia na Maragojipe, proximo à esquina com a spipe, me obriga todos os dias cruzar a spipe 4 vezes no mínimo, em horário de "pico" utilizo sempre a Rua Quintino Bocaiuva para usar a segurança do semáforo, porem, como minha casa fica na sub-esquina, as vezes que cruzo a spipe em direção à Rua Santana, onde fica meu escritório, submeto-me à uma verdadeira "roleta-russa", pois, após a inauguração do acesso à Via Morena, aumentou muito o fluxo de veículos na spipe, e apesar da péssima malha asfáltica, não faltam imbecís que transitam em alta velocidade; assim, uns criticam a administração por não melhorar a malha viária (imaginem se a epipe calarge não tivesse ondulações e buracos), outros exigem "quebra-molas", lombadas eletrônicas, policiamento, multas, etc.. nada disso resolveria os riscos de acidentes, pois aos maus condutores de veículos já está provado que não funcionam estas punições ou obstáculos, sugiro às autoridades do trânsito inovarem na condução da aplicabilidade da Lei, Exemplo: na maioria dos acidentes de trânsito urbano, uma das partes envolvidas invariavelmente é culpada e provocou o fato por estar transitando naquele local em velocidade superior à permitida, pois nas velocidades espeficadas para cada via, 30, 40, 50 ou 60 km, raramente os condutores se envolvem em acidentes, então fácil é reduzir drasticamente tais ocorrências: EM CADA OCORRÊNCIA, INCLUSIVE NAS DE PEQUENOS DANOS MATERIAIS, DEVERIA A AUTORIDADE DO TRANSITO APURAR QUAL VELOCIDADE DESENVOLVIDA PELOS ENVOLVIDOS E APLICAR SUSPENSÃO TEMPORÁRIA DA CNH e EM CASO DE REINCIDÊNCIA "CASSAR" A CNH, ASSIM EM MEDIO PRAZO, A POPULAÇÃO ADAPTAR-SE-Á EM TRANSITAR COM MAIS REPEITO À VIDA.
 
Paulo Belizario em 01/03/2011 08:25:34
faço este trajeto todos os dias! realmente é complicado, o asfalto é todo remendado, ruas são estreitas, quando os onibus param o transito tambem para, será que o nosso prefeito, no trajeto do radio clube onde ele é socio e de vez enquando vai lá jogar sua peladinha, será que não faz este trajeto ?? afinal os nossos imposto chega rapidinho, mas a benfeitoria não !! nos ajude Sr Prefeito, que o sr será recompensado.
 
vitor eduardo cesar Rojas em 01/03/2011 07:31:20
tem algums moradores que nos finais de semana fazem da calçadas estacionamento atrapalhando os pedestres a anderem nas calçadas
 
adilson marcelino em 01/03/2011 07:21:12
Tanto quanto a Spipe Calarge e como muitas outras a Marquês do Lavradio é outra amostra da falta de perspetiva de crescimento de nossas autoridades de trânsito. Como via de grande fluxo a Marquês tem a pista estreita onde já passam até carretas, fica impossivel cruzar 2 automóveis se tiver alguém estacionado. E dos 2 lados uma calçada imensa e inútil.
 
Ari Vargas Leal em 28/02/2011 09:47:59
Concordo com os moradores ouvidos na reportagem. Realmente, está cada dia mais difícil trafegar pela Spipe Calarge. Cruzá-la então... é um martírio, principalmente quando há veículos grandes estacionados próximo das esquinas, pois não se enxerga quem vem e frequentemente ouve-se "buzinadas" e reclamações de ambos os condutores. A Prefeitura necessita promover uma reurbanização imediata na Spipe Calarge, tal qual foi feito anos atrás na própria Zahran! MORADORES, MANIFESTEM-SE!!!
 
Elton de Campos em 28/02/2011 08:20:32
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions