ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Banho de São João já pode ser assistido ao vivo

Marta Ferreira | 23/06/2011 19:09

O Arraial de São João tem hoje o ponto mais importante da tradicional festa, o banho do santo. A festividade deve reunir milhares de andores que vão descer a Ladeira Cunha e Cruz levando as imagens em direção às águas do Rio Paraguai, no Porto Geral, em Corumbá.

O evento começou nesta quinta-feira e reuniu um público estimado de 10 mil pessoas, segundo o site Diarionline. Na noite de hoje, os leitores do Campo Grande News vão poder acompanhar, novamente, todas as atrações, pela transmissão ao vivo, direto de Porto Geral, a partir das 19h. O trabalho é uma parceria com o site Tô Na Rede e a prefeitura de Corumbá.

A programação começa com a missa em louvor a São João Batista, na igreja Matriz de Nossa Senhora da Candelária, às 19 h. Depois será realizado o tão esperado banho do santo, onde os andores descem a ladeira até o rio às 22h30. À meia-noite haverá um show pirotécnico com fogos.

A diversão da noite fica por conta dos grupos: Os Garotos, Maciel Correia, Marlon e Maciel, Grupo Renascer e Ramãozinho da Gaita, e Márcio Reis e Fabiano.

Para o banho do santo, os andores vão descer a Ladeira até o rio. A tradição segue até a madrugada do dia 24, com a previsão de que mais de 40 mil pessoas passem pelo Porto Geral.

Com respeito e devoção ao santo, os andores descem em ritmo carnavalesco, de um modo pantaneiro, a tradição vem da época da colonização da fronteira.

Durante a procissão pelas ruas da cidade, os fieis cantam “Deus te salve João, Batista sagrado. O teu nascimento nos tem alegrado”. Em seguida muda o ritmo, e o povo entoa “Se São João soubesse que hoje era o seu dia, descia do céu à terra, com prazer e alegria”.

A crença da Cidade Branca, como Corumbá é conhecida, é que a água do Rio Paraguai tem o mesmo poder curativo as águas do Rio Jordão, quando em contato com o santo. Depois do banho, o mastro é içado com o sapateado dos cururureiros, que entoam cânticos.

Os devotos entram na água e tocam a imagem. O andor retorna para a casa do festeiro, subindo a ladeira, e a tradição é de cumprimentar quem desce, até o começo do dia 24.

Das superstições juninas, São João também assume o papel de casamenteiro. As candidatas a subir ao altar precisa passar por baixo do andor do santo durante o banho do rio, para encontrarem o futuro esposo antes do próximo festejo.

Nos siga no Google Notícias