ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Capital

MPE ainda não avaliou reclamação do CDDH contra concurso do Detran

Marta Ferreira | 04/05/2011 15:37

O concurso para preencher 247 vagas no Detran (Departamento Estadual de Mato Grosso do Sul) recebe inscrições até hoje. O prazo para pagamento vai até às 19h de hoje. Depois deste horário, o sistema será bloqueado. O MPE (Ministério Público Estadual) avalia uma reclamação do CDDH (Centro de Defesa dos Direitos Humanos) quanto à exigência de realização de teste para consumo de maconha e cocaína feita no edital do processo seletivo. Os exames, conforme estabelecido, são obrigatórios para a posse dos aprovados.

Não houve ainda manifestação do MPE sobre o assunto, que está a cargo da assessoria especial da Procuradoria Geral de Justiça.

A Secretaria de Administração, responsável pela elaboração do edital, informou que a exigência dos exames é regulada por lei estadual tratando dos exames médicos exigidos em concursos públicos.

Conforme a secretaria, o teste para os candidatos a servidores do Detran é para garantir a continuidade dos trabalhos do órgão, que não poderiam ser paralisados em razão, por exemplo, da necessidade de um funcionário parar de trabalhar para ser tratado de uma eventual dependência química.

Testes desse tipo costumam ser realizados em concursos para policiais. No ano passado, o mesmo tipo de exigência foi feita para a posse de professores aprovados em concurso estadual e acabou sendo retirada, após criar polêmica.

Inscriçoes-O prazo para se inscrever ao concurso ia até 20 de abril, mas foi prorrogadom até hoje.

Das 247 vagas, 49 são para o nível superior e 198 para nível médio. A taxa de inscrição é de é de R$ 77,80 para candidatos de nível médio e R$ 124,48 para os de nível superior.

O concurso terá quatro etapas: prova objetiva, exame psicotécnico, prova de títulos para cargos de nível superior e prova prática específica para candidatos ao cargo de agente condutor de veículo II. As datas ainda serão marcadas.

O formulário de inscrição deve ser preenchido no site

Nos siga no Google Notícias