ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 27º

Veículos

Confira dicas de segurança para viajar tranquilo no carnaval

Márcio Martins: Conversion | 03/02/2016 14:12
(Foto: Marcelo Victor)
(Foto: Marcelo Victor)

Com o carnaval se aproximando, aqueles que desejam curtir os quatro dias de folia viajando precisam redobrar os cuidados antes de pegar a estrada. Seja para a praia, seja para o campo, as rodovias costumam apresentar riscos aos motoristas, como, por exemplo, um asfalto com buracos, que acaba sendo bastante perigoso e pode resultar em acidentes. Por isso, o ideal é fazer a manutenção dos pneus antes de pegar a estrada.

Calibrar os pneus é importante não apenas para o bom funcionamento de seu veículo, mas também ajuda a economizar combustível: uma vez que os pneus não estão calibrados o veículo libera mais gases poluentes ao ambiente e podem causar desconfortos quando o assunto é direção, já que faz com que o volante fique mais pesado.

Já ao decidir que o pneus devem ser substituídos, o ideal é que os quatros sejam retirados ao mesmo tempo, assim faz com que o veículo permaneça uniforme, mas para isso é recomendado seguir as orientações do manual de seu carro, pois se os pneus forem substituídos por outros com especificações diferentes, pode haver um comprometimento da sua segurança e desempenho.

Veja outras dicas úteis para que o seu passeio seja apenas diversão:

Mecânica
É primordial levar o automóvel à oficina mecânica antes de viajar: checar o óleo do motor; o sistema elétrico, pois as setas, as lanternas, os faróis e os piscas são indispensáveis; os fluidos do freio e o para-brisa, para evitar problemas com a chuva. Caso seja necessário, faça a troca dos pneus.

Clima
Estude sempre a previsão do tempo do dia da viagem e do local de destino para evitar pegar a estrada com chuva, especialmente se o percurso for em estradas de terra.

Bagagem
Leve apenas o essencial. O excesso de carga pode deixar o carro mais baixo, podendo fazer com que o escapamento raspe no solo; os objetos altos no banco traseiro dificultam a visão do motorista e a bagagem solta pode atrapalhar o condutor e acabar causando um acidente.

Animais de estimação e crianças
Nunca se esqueça que as crianças de até dez anos devem ser transportadas apenas no banco traseiro e em uma cadeirinha adequada para cada idade. Já os pets precisam ficar dentro de uma caixa de transporte ou mesmo presos com a coleira ao cinto de segurança no banco de trás do carro.

Lembre-se:
1. Cinto de segurança é obrigatório;
2. Preste atenção se a faixa marcada na estrada é seccionada, pois somente nesse caso a ultrapassagem é permitida;
3. Use o acostamento apenas em casos de emergência e use a sinalização correta para evitar acidentes;
4. E não se esqueça de calibrar corretamente os pneus, seguindo a orientação do manual do proprietário - em alguns veículos há essa informação também em um adesivo na parte interna da porta do motorista ou no interior da tampa de combustível.

Nos siga no Google Notícias