ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Veículos

Exposição ao sol prejudica carro e coloca em risco a saúde do motorista

Confira algumas dicas para proteger seu automóvel

Márcio Martins | 17/11/2013 23:48
Exposição ao sol prejudica carro e coloca em risco a saúde do motorista

Com a proximidade do verão, um problema comum ao longo de todo o ano se agrava com as altas temperaturas. A exposição do carro ao sol traz uma série de danos para o automóvel e para seus condutores, uma vez que o veículo parado pode chegar a 70oC internamente. Além de estragar a pintura, o sol prejudica o interior do veículo, como partes de plástico, bancos e carpetes, reduzindo o valor do bem na hora da venda. Puxadores, para-choques e o painel também tendem a ressecar com as altas temperaturas.

Para os condutores e passageiros, o calor interno também traz danos à saúde. Desidratação, hipertermia e choque térmico, além do risco de câncer de pele são alguns riscos de quem se expõe em um carro superaquecido. Veículos das cores preta, azul, verde e vermelha são os que mais sofrem com calor.

Confira algumas dicas para não estragar seu automóvel com a exposição ao calor quando não é possível deixar o carro em local protegido:

- Use algum tipo de protetor no para-brisa, geralmente são de papelão dobrável especialmente projetado para absorver o calor;

- Polir o carro com polidores que protegem a pintura evitam o ressecamento da tinta;

- Películas apropriadas para o vidro ajudam a reduzir a temperatura interna do carro;

- Calibre o carro com frequência, já que o calor interfere na calibragem e desgasta o pneu;

- Cuidado com banco de couro. Há produtos específicos para protegê-los do calor.

Como lavar: shampoo também para o banho do carro

Para iniciar jogue bastante água no carroceria, caixa de roda e partes baixas do carro. Se possível, utilize lavadora de alta pressão para economizar água e ser ecologicamente correto. Depois, use shampoo neutro (pode ser comprado em supermercados). Dissolva ele em um balde com água e use bucha de espuma para espalhar no veículo. Comece a lavar o carro pelo teto, depois capô, traseira e portas até na metade. Em seguida, retire sabão destas partes. O que sobrar do shampoo no balde, lave as partes baixas: meio da porta para baixo, para-choques, caixa de rodas, entre as portas e finalizando as rodas. Jogue água novamente para retirar o shampoo. Observação: não lave o carro ao Sol. Somente à sombra. Os produtos de limpeza expostos ao Sol poderão, se mal utilizados, manchar a pintura do seu veículo. Mantenha a bucha sempre limpa: se cair no chão, lave novamente antes de passar na pintura do carro para não arranhar.

Sempre brilhando: Como proteger a pintura

A solução para remover manchas é fazer a proteção de pintura, que é um tratamento com resina acrílica exclusiva para conservar e proteger a pintura do carro de agentes naturais como Sol, maresia e chuva ácida. E além destes benefícios, dispensa o uso de ceras e polimento. Durante a garantia há manutenções periódicas para limpeza e manutenção do serviço.

Para evitar manchas sugiro também não colocar carro perto de árvores, e verificar a pintura semanalmente, devido aos respingos de pinches e impurezas de fezes de pássaros que são corrosivas. Ao perceber estas impurezas retirar imediatamente, com água ou shampoo neutro.

Bancos em couro: Diga não ao creme corporal

Ação do Sol e do tempo sobre os estofados de couro traz ressecamento e retira profundamente a “vida” do couro. A hidratação e higienização recupera sua umidade natural, conservando-o macio e confortável. Recomendamos utilizar produtos próprio para couro. Comum como dica na internet, creme corporal não é recomendado. Recomendamos hidratação semestral.

Bancos de tecido: Manchas e cheiros desagradáveis

Para prevenir desses problemas, indico o serviço de impermeabilização de tecidos. A impermeabilização tem a função e conservar tecidos e proteger o banco de acidentes como queda de água, refrigerantes e outros. Ele protege também dos grãos de poeira e substancias pastosas. Se derramar, só tirar o excesso e limpar com detergente neutro ou sabão de coco líquido. Aspire periodicamente.

Película de controle solar: Pano limpo e água

Quando a pelicula fica roxa é um sinal de que ela está com defeito. Solução é substituir. Para conservá-la é necessário utilizar pano limpo ao limpar os vidros e não utilizar produtos de limpeza, somente água. O limpador do para-brisa não danifica a película, pois ela é instalada na parte interna do carro. Se o limpador estiver arranhando o vidro, está na hora de trocá-lo.

Nos siga no Google Notícias