ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 28º

Veículos

Falta de manutenção do ar quente do seu carro pode causar problemas de saúde

Veja dicas você cuidar bem do sistema de ar quente do seu carro e passar o inverno aquecido e sem problemas

Márcio Martins | 14/07/2014 13:42
Divulgação
Divulgação

Com o final do verão a queda da temperatura, os motoristas voltam a usar o sistema de ar quente que torna o veículo mais confortável naqueles dias frios. Confira dicas e os cuidados que se deve ter com o sistema.

O sistema de ar quente funciona basicamente captando uma parte do calor gerado pelo motor e o usa para aquecer o veículo através de dutos, um radiador próprio do sistema e um ventilador. Esse radiador utiliza a água quente do motor pra aquecer o ar, que é "jogado" para dentro do veículo pelo ventilador. Por esta razão só é possível utilizar o ar quente, depois que o veículo atingir sua temperatura normal de trabalho.

Após a época de calor, nos primeiros dias em que se liga o ar quente o motorista pode sentir um cheiro diferente no interior do veiculo e isso pode ser um indicio perigoso, pois a proliferação de fungos e bactérias prejudiciais a saúde, principalmente para as pessoas com predisposição a alergias pode causar problemas de saúde, conforme explica o consultor da Oficina Brasil, Antonio Cesar Costa.

Como esse sistema funciona com a água proveniente do arrefecimento do veículo, recomenda-se que esse líquido seja trocado de acordo com as especificações de cada fabricante, em média a cada 30mil quilômetros, evitando-se assim, a corrosão interna e diminuição da vida útil do sistema. Deve-se também Limpar os dutos de ventilação pelo menos uma vez ao ano. Essa limpeza, além de eliminar fungos e bactérias, retira outras partículas que podem obstruir o radiador do ar quente.

"Como o sistema de ar quente está intimamente ligado ao sistema de arrefecimento a falta de manutenção em todo o sistema de arrefecimento do veículo, como a troca da água com o fluido especificado e verificação periódica do nível no reservatório de expansão localizado junto ao motor evitam dissabores e prejuízos que podem incluir até a perda do motor", alerta Antonio Cesar.

Outra dica importante é utilizar o ar quente com certa frequência. Se você nunca usa, ligue o sistema pelo menos uma vez por semana. A falta de utilização pode danificar suas peças. A troca do liquido de arrefecimento e verificação de possíveis vazamentos, custa em média R$150.

Nos siga no Google Notícias