ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Veículos

Fatores que podem comprometer catalisador do seu carro

Má qualidade do combustível, motor desregulado e mau funcionamento da injeção podem afetar catalisador

Márcio Martins | 08/10/2013 09:17
Fatores que podem comprometer catalisador do seu carro

Formado pelo coletor/turbo de motor, catalisador, tubos flexíveis, silenciosos intermediário e traseiro, coxins de borracha e suportes para fixação, o sistema de exaustão, que tem como objetivo direcionar os gases para a parte traseira do veículo, atenuar o nível de ruído emitido pelo funcionamento do motor e transformar os gases nocivos em inertes, deve estar com a manutenção sempre em dia em prol do meio ambiente e da saúde da população.

Obrigatório desde 1992, o catalisador tem a função fundamental no veículo de transformar os gases tóxicos, resultantes da combustão do motor, diminuindo a emissão de poluentes, além de auxiliar na diminuição de ruídos. “Os motoristas devem ficar atentos à qualidade do combustível, pois, se estiver adulterado, pode comprometer o catalisador”, adverte Salvador Parisi, consultor da Tuper Escapamentos e Catalisadores, que produz sistema de exaustão, como tubo de motor, flexível, silencioso intermediário e traseiro, catalisador e ponteira.

Motor “cansado” ou desregulado, bem como o mau funcionamento da injeção eletrônica, também pode danificar o componente, pois há possibilidade de derretimento ou entupimento por fuligem. “Isto impediria a passagem de gases, provocando aquecimento do motor além do normal e perda de potência do veículo”, comenta. Neste caso, é necessário desligar imediatamente o automóvel para que a avaria no motor não seja ainda maior. “O catalisador, após a manutenção do motor, deve ser avaliado para verificar suas condições”, alerta.

A recomendação é fazer revisão do catalisador, por meio de análise de gases, quando apresentar anomalias ou aos 80 mil km.

Se o catalisador estiver trincado ou solto internamente devido a batidas, deve ser substituído. A peça, além de ser compatível com a motorização do veículo, deve possuir o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), certificação obrigatória desde abril de 2011 para o mercado de reposição, garantindo, assim, a qualidade do componente.

Nos siga no Google Notícias