A notícia da terra a um clique de você.
News Veículos
Campo Grande, Sábado, 03 de Dezembro de 2016

12/07/2016 06:43

Férias: Vai viajar? Confira alguns itens importantes antes de pegar a estrada

Márcio Martins

Pensando nas férias de julho e nas baixas temperaturas desta época do ano, é recomendado a verificação de uma série de itens a antes de viajar, pois é uma das épocas mais esperadas pelas famílias, no qual a maioria delas planeja viagens ou passeios e pretendem aproveitar ao máximo o tempo para relaxar e fazer programas diferentes.

Veja Mais
Ford apresenta o Mustang Black Shadow E Blue Edition para A Europa
Volkswagen apresenta a picape Amarok 2017

Pensando nisso selecionamos algumas dicas para manter o seu carro pronto para qualquer viagem sem imprevistos e sustos.

Bateria

A bateria além de armazenar energia, também é um dos responsáveis pelo correto funcionamento do sistema elétrico do carro. No inverno a bateria é ainda mais demandada, sobretudo pelo motor ao dar a partida. Além disto, baixas temperaturas também reduzem a velocidade das reações eletroquímicas do produto, o que força ainda mais seu funcionamento neste período do ano.

Vale destacar ainda que uma bateria com carga enfraquecida nem sempre está danificada. Um defeito na parte elétrica do veículo ou esquecer um equipamento ligado por muito tempo pode fazer com que a bateria descarregue. Sendo assim, o componente precisará apenas de uma recarga.

Para identificar o estado da bateria, uma dica é observar se a partida está fraca, isto é, quando tem dificuldades para fazer com que o veículo funcione, sendo necessário girar a chave por mais tempo ou repetidas vezes. Contudo, o ideal é visitar uma oficina de confiança a fim de garantir mais assertividade na avaliação do item. "Dessa forma, o especialista poderá checar o produto, por meio de um testador específico, gerar um relatório e orientar se está ou não na hora de efetuar a troca", explica Daniel Lovizaro, gerente de Assistência de Serviços da Bosch.

Se a bateria for de boa qualidade e o sistema elétrico passar por manutenção preventiva com regularidade, ela pode durar três anos ou mais”, complementa o especialista.

Manutenção preventiva completa

Para evitar imprevistos de modo geral, além de verificar a condição da bateria e do sistema elétrico do veículo, é fundamental realizar a inspeção de diversos outros componentes para garantir mais segurança no trânsito. Confira alguns itens que devem ser revisados:

Palhetas

A Bosch recomenda que a substituição das palhetas seja realizada pelo menos uma vez por ano ou ao serem observadas formação de faixas e riscos, ruído ou trepidação, formação de névoa e falhas na limpeza do para-brisa e lâmina quebradiça, torta ou rasgada nas palhetas.

Ao substituir as palhetas é importante também verificar a condição do motor e braço do limpador, além de checar se o esguichador de água está desobstruído e corretamente posicionado.
Filtros

Quando em bom estado de conservação, os filtros de óleo, ar e combustível auxiliam na redução do consumo de combustível e no nível de emissão de poluentes. Já os filtros de cabine purifica o ar que circula internamente no veículo, reduzindo a concentração de partículas de pó e contaminantes do ar. Somente profissionais qualificados conseguem avaliar se a performance desses itens está afetando a eficiência e o funcionamento do veículo.

Também é necessário que as trocas ocorram periodicamente, conforme recomendação do fabricante.

Velas

Escolha postos de combustível de confiança para abastecer. Combustíveis adulterados ou de procedência duvidosa encurtam a vida útil destes componentes e podem provocar, entre outros problemas, superaquecimento das peças e carbonização dos eletrodos.

A Bosch recomenda que a troca das velas de ignição ocorra periodicamente, conforme a recomendação do fabricante. Velas gastas ou danificadas podem prejudicar o desempenho do carro. Na troca das velas, o mecânico deve consultar o manual do veículo ou a tabela de aplicação disponível nas oficinas mecânicas e em lojas de autopeças para verificar qual é o modelo correto para o motor do veículo.
Cabos

Ao levar o carro no mecânico para a verificação do estado das velas, a Bosch recomenda que sejam observadas também as condições dos cabos de ignição, que são os responsáveis por conduzir a corrente elétrica de alta tensão produzida na bobina de ignição às velas do motor.

Recomenda-se que os cabos sejam testados e revisados a cada 15 mil quilômetros, evitando assim problemas com o sistema de ignição.

Freios

A recomendação é verificar o sistema de freios a cada cinco mil quilômetros, quando serão inspecionados visualmente todos os componentes do sistema, com equipamentos específicos. Esta verificação indicará a necessidade de substituição dos componentes, o que garante maior segurança e um menor custo na manutenção do sistema.

Em caso de viagem, a Bosch recomenda que a revisão do sistema de freios seja feita com no mínimo duas semanas de antecedência, tendo em vista que no caso de troca de discos e pastilhas é preciso observar cuidados no período de assentamento do material de atrito para a acomodação do sistema, evitando, neste período, freadas bruscas e em altas velocidades.

Pneus

Apesar de muitos motoristas não se preocuparem com os pneus, este item precisa ser visto como um artigo de segurança. Eles que ditam a estabilidade na estrada, o conforto na direção e são essenciais para que a viagem seja feita sem preocupações ou imprevistos. É preciso, então, reforçar a atenção e os cuidados.

O primeiro passo é sempre mantê-los corretamente calibrados. Isto pode influenciar na deformação dos pneus e do estepe, ainda mais quando se trata de épocas frias, como o mês de julho, no hemisfério sul. O ideal é que eles sejam calibrados semanalmente e que sejam respeitadas as informações e indicações feitas pelo fabricante.

A manutenção dos pneus deve estar entre as prioridades dos motoristas a fim de evitar danos e garantir que a viagem possa ser feita sem maiores problemas, além disso, investir em marcas de qualidade e sempre realizar uma pesquisa para saber qual é o aro, o tamanho da roda e todas as características que melhor se encaixam e atendem às especificações do seu veículo também é imprescindível.

Suspensão

Este é um item que influencia em diversas outras partes do seu automóvel. O sistema de amortecimento é considerado tão importante quanto os freios, por isso ele requer uma atenção especial. É ele quem determina a estabilidade do automóvel, influenciando na dirigibilidade.

Depois de tudo checado, é hora de aproveitar o passeio, e não esqueça, se beber não dirija.

 

 

 




imagem transparente

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2016 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.