A notícia da terra a um clique de você.
News Veículos
Campo Grande, Sábado, 10 de Dezembro de 2016

16/02/2016 18:20

Fiat Toro é lançado oficialmente partindo de R$ 76.500

Márcio Martins
Fotos divulgação FIATFotos divulgação FIAT

A Fiat apresentou o seu principal lançamento para este ano, trata-se da picape Toro. Aguardada já a algum tempo, depois de meses de campanha de antecipação, com poucas fotos oficiais reveladas e muitos flagras pelas estradas brasileiras.

Veja Mais
Fiat Toro tem a primeira imagem oficial divulgada
Teste: L200 Triton Sport 2.4 Turbodiesel 2017

O Fiat Toro foi apresentado durante um evento com a imprensa especializada nesta segunda-feira (15), em Campinas (SP), o modelo tem tamanho intermediário: menor que as médias como S10 e Hilux, e maior que as compactas Strada e Saveiro.

Pesquisando em vídeos da internet alguns dissem dissem "A Toro" mas fomos pesquisar no release da Fiat e o correto é "O Toro". O modelo é produzido na fábrica de Goiana, em Pernambuco, e utiliza a mesma plataforma do Jeep Renegade, compartilhando diversos componentes com o SUV, a começar pelas opções de motorização: 1.8 Flex e 2.0 a diesel. As versões mais baratas como motor flex, vem associada apenas à transmissão automática de seis marchas. Já as versões a diesel podem vir com dois tipos de câmbio: manual de seis marchas ou automática de seis e nove velocidades.

A configuração inicial do Toro Freedom é a única que leva o motor 1.8 flex de 139 cv a 5.750 rpm e 19,3 kgfm a 3.750 rpm. A primeira variante conta com transmissão automática de seis velocidades e tração 4x2, com força entregue nas rodas dianteiras. A partir da segunda configuração, o motor é sempre um 2.0 turbodiesel de 170 cv a 3.750 rpm e 35,7 kgfm a 1.750 rpm. O que muda é o câmbio e a tração: a segunda versão é a única a oferecer caixa manual de seis velocidades, a tração segue 4x2. A terceira e última variante da gama Freedom mantém a transmissão manual, mas ganha tração 4x4. O grande diferencial mecânico da topo de linha Volcano é o câmbio automático de nove velocidades, já que o motor é o mesmo 2.0 turbodiesel e a tração é sempre integral 4x4. Segundo a Fiat, as versões com motor turbodiesel alcançam velocidade máxima de 188 km/h e chegam a 100 km/h em 10 segundos.

Por enquanto a Fiat não vai oferecer o câmbio manual na versão de entrada, mas não descarta essa posibilidade, segundo a marca, lançar a nova picape sem uma versão inicial com câmbio manual faz parte da estratégia para evitar a concorrência interna direta contra a Strada, atual líder de vendas entre todas picapes.

Fiat Toro é lançado oficialmente partindo de R$ 76.500
Fiat Toro é lançado oficialmente partindo de R$ 76.500

Design

Tudo começa com os “olhos do touro” ― Split Lightning ― o grupo ótico dividido em dois conjuntos, se tornando a identidade frontal do modelo. Envolvendo toda a carroceria, o conceito WrapAround acrescenta modernidade e fluidez, onde as linhas de cintura elevadas marcam o dinamismo do Toro, até chegar na tampa traseira dupla com abertura para as laterais.

Na frete traz as luzes de posição (iluminadas por LEDs) e de indicador de direção. Ele também pode contar com a luz DRL (Daytime Running Lamp), com iluminação a LEDs de alta intensidade, que garantem segurança mesmo durante o dia. Já o segundo grupo ótico é responsável pelas funções de iluminação de profundidade. Ele oferece ótima visibilidade em distância e em curvas e fica integrado à grade principal, que traz barras tridimensionais.

Fiat Toro é lançado oficialmente partindo de R$ 76.500
Fiat Toro é lançado oficialmente partindo de R$ 76.500

Na lateral do Toro, a linha de cintura elevada enfatiza o dinamismo, as caixas de roda alargadas reforçam a imagem de força do modelo.

Na traseira, a inovação foi ainda maior, e também um grande desafio para os designers. A solução radical começou na tipologia da tampa. Dividida exatamente no centro, suas duas portas oferecem uma versatilidade de uso ainda não experimentada por clientes do segmento de picapes. A abertura lateral das portas permite ao usuário muito mais conforto e praticidade para carga e descarga. As lanternas traseiras com LEDs também inovam com o posicionamento horizontal, alargando e elevando visualmente o modelo.

Fiat Toro é lançado oficialmente partindo de R$ 76.500
Fiat Toro é lançado oficialmente partindo de R$ 76.500

Mais Espaço

Em tamanho, o Fiat Toro fica nesse nicho das picapes “quase médias”, são 4,91 metros de comprimento, 1,74 m de altura, 1,84 m de largura. Comparado com o Duster Oroch, é maior que a Oroch (20 cm a mais de comprimento), mais larga (2 cm a mais) e mais alta (5 cm de diferença).

Um dado muito importante para esse tipo de veículo, é o entre-eixo, pois é sinônimo de espaço interno: são 2,99 m no Toro contra 2,83 m do modelo da Oroch e os apenas 2,75 m da Strada cabine dupla. Comparando com a S10 Cabine dupla são apenas 9 cm a menos.

Fiat Toro é lançado oficialmente partindo de R$ 76.500
Fiat Toro é lançado oficialmente partindo de R$ 76.500

Opções e versões

O Fiat toro tem como modelo de entrada a Freedom 1.8 Flex 4x2 com câmbio automático de seis marchas, por R$ 76.500. Acima dela, uma série especial de "inauguração" chamada de Opening Edition, com a mesma configuração mecânica mas mais equipamentos, por R$ 84.400. Em seguida vem a Freedom 2.0 diesel 4x2 manual, por R$ 93.900, e a Freedom 2.0 a diesel 4x4 manual, por R$ 101.900. A top de linha Volcano 2.0 diesel 4x4 com câmbio automático de nove velocidades chega a R$ 116.500.

"Novo" motor 1.8 flex

Assim como a base, motorização é herdada do Renegade: versões flex conta com motor 1.8 Etoque que recalibrado entrega 139 cv de potência (etanol), contra 132 cv do Renegade; torque continua em 19,1 kgfm --, acoplado a transmissão automática de seis velocidades (nos próximos meses deve pintar versão com câmbio manual mais próxima a R$ 70 mil). Já as movidas a diesel usarão o MultiJet turbo de 170 cv e 35,7 kgfm, acoplado a câmbio manual de seis marchas (configurações 4x2 e 4x4) ou automático de nove velocidades da ZF (só 4x4).

Versões com tração 4x4 vem com seletor de marcha reduzida para diferentes tipos de situação off-road, tal qual o Renegade. A capacidade de carga da caçamba será de 1 tonelada, o mínimo exigido para permitir a comercialização de versões a diesel no Brasil. Segundo a Fiat, o Toro a diesel será responsável por 60% das vendas (metade dos emplacamentos será na configuração 4x4, e um terço só da versão Volcano).

 

Fiat Toro é lançado oficialmente partindo de R$ 76.500
Fiat Toro é lançado oficialmente partindo de R$ 76.500

 

 

 

 

 

 

 

A Fiat diz que o carro começa a ser vendido nas lojas a partir do dia 27. A estimativa é que sejam comercializadas em torno de 50 mil unidades por ano, o que representa mais de 4 mil por mês. Desse total, a marca acredita que 40% da procura será pelas versões flex e o restante das movidas a diesel. Para se ter uma ideia, a Strada, líder entre todas as picapes comercializadas no Brasil, emplacou 3.991 exemplares em janeiro deste ano. A briga, portanto, será para estar entre as três do país.

Confira abaixo os preços e equipamentos de cada versão

Toro Freedom 1.8 Flex AT6: R$ 76.500

ASR (controle de tração) e ESP (controle eletrônico de estabilidade), freios ABS e EBD (antitravamento com distribuição eletrônica da força de frenagem), Hill Holder (assistente de aclive), airbag duplo frontal (motorista e passageiro), ar-condicionado, banco do motorista com regulagem de altura, chave canivete com telecomando para abertura e fechamento das portas, cintos de segurança retráteis de três pontos em todas as posições, computador de bordo, direção elétrica, estepe full size, ganchos para cadeira criança (Isofix), ganchos para amarração de carga na caçamba, lanterna traseira a LED, Radio Connect (RDS, entrada USB/AUX, Bluetooth e função Audio Streaming, com visor em preto e branco), rodas de aço estampado de 16 polegadas e pneus 215/65, sensor de estacionamento traseiro, suspensão traseira multilink, tampa traseira de dupla abertura com acionamento elétrico, vidros elétricos dianteiros e traseiros elétricos com um-toque, volante multifunção (comandos de áudio e telefone) com regulagem de altura e profundidade, entre outros itens. Teto solar é um dos opcionais a R$ 3.630.

Toro Opening Edition 1.8 Flex AT6: R$ 84.400 (série limitada)

Acrescentará como de série: câmera de ré; rodas de liga leve aro 16 com desenho exclusivo; barra longitudinal de teto; protetores plásticos por todas as laterais; capota marítima; adereços alusivos na carroceria e no interior; central multimídia Uconnect, com tela tátil de cinco polegadas.

Toro Freedom 2.0 Turbodiesel MT6 4x2: R$ 93.900
Mesma configuração da versão flex, mas com câmbio manual de seis marchas e mais: roda de 16 polegadas (Super Spoke) com pneus 225/70 e skid plate integrado ao para-choque dianteiro.

Toro Freedom 2.0 Turbodiesel MT6 4x4: R$ 101.900
Configuração anterior, com tração integral (seletor eletrônico de reduzida e modos de tração) e mais: vidros verdes, iluminação de caçamba.

Toro Volcano 2.0 Turbodiesel AT9 4x4: R$ 116.500
Acrescenta à última configuração: tomada 12V e entrada USB extras, sistema multimídia Uconnect Touch NAV (tela colorida de cinco polegadas, comandos de voz, Bluetooth e função GPS) com seis falantes, ar-condicionado digital de duas zonas, barras longitudinais no teto, câmera de ré, hill descent control (auxílio em declives), painel de instrumentos com display de sete polegadas colorido, retrovisores externos com setas integradas e acionamento elétrico com memoria (tilt down,rebatimento, luz de conforto), revestimento de caçamba, rodas de liga leve e 17 polegadas e pneus de uso misto 225/65, tapetes dianteiros e traseiros em carpete, volante com revestimento de couro, entre outros itens.

 




imagem transparente

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2016 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.