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Campo Grande, Quarta-feira, 07 de Dezembro de 2016

22/09/2016 22:12

Ford Fusion 2017 chega com novidades

O modelo ganhou mudanças no visual, novos equipamentos e melhorias no motor.

Por Márcio Martins (de Salvador - BA)
Ford Fusion 2017 (Foto Márcio Martins)Ford Fusion 2017 (Foto Márcio Martins)

A Ford acaba de apresentar a linha 2017 do Fusion, o sedã foi mostrado para a imprensa durante um evento realizado em Salvador, Bahia.

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O Ford Fusion 2017 chega em quatro versões: 2.5 Flex SE, 2.0 SEL, 2.0 Titanium e 2.0 Titanium AWD. O modelo recebeu mudanças no visual, no acabamento interno e também novos recursos tecnológicos. Do lado de fora o destaque fica por conta dos novos faróis em Full Led com novo design, nova grade frontal com ajuste eletrônico, novas rodas aro 18 em todas as versões. Na traseira ganhou aerofólio integrado, nova saída do escapamento, também LED nas lanternas com novo friso cromado que atravessa a tampa de um lado ao outro.

Na parte de tecnologia, a principal novidade fica por conta do sistema de detecção de pedestres sendo o primeiro carro da categoria a vir com este recurso. O sistema opera rastreando por radar e câmera a movimentação de pessoas à frente do veículo, em velocidades de 3,6 km/h a 80 km/h.

Executivos falam sobre novas tecnologias presente no carro (Foto Márcio Martins)Executivos falam sobre novas tecnologias presente no carro (Foto Márcio Martins)

Além disso também vem com alerta de colisão com assistência autônoma de frenagem e piloto automático adaptativo com “stop and go”, ou seja ele acelera e freia o carro sozinho conforme a configuração prévia de distância do veículo, os recursos puderam ser testados em nosso percurso de test-drive por aproximadamente 130 km, entre rodovias e trechos urbanos na região de Salvador.

Outros recursos de segurança completam a lista: sistema de permanência em faixa, monitoramento de ponto cego, sistema de detecção de cansaço, 8 airbags (dianteiros, laterais, de cortina e de joelhos para o motorista e passageiro) e a novidade, cintos traseiros laterais infláveis – uma exclusividade da marca.

Na parte interna o destaque fica por conta do novo seletor do câmbio chamado pela montadora de “E-Shifter” no lugar da alavanca tradicional. Outro detalhe bem bacana são os bancos com aquecimento e refrigeração, muito eficiente, realmente faz a diferença principalmente em dias quentes como é na maioria das regiões do nosso país.

Márcio Martins testando a versão topo de linha Titanium AWD, no trajeto de rodoviais e trechos urbanos em Salvador - BA.Márcio Martins testando a versão topo de linha Titanium AWD, no trajeto de rodoviais e trechos urbanos em Salvador - BA.
Câmbio com seletor giratório E-ShifterCâmbio com seletor giratório "E-Shifter"

Outra boa novidade para quem gosta de estar sempre conectado, é a nova central multimídia Sync de terceira geração, agora compatível com Apple CarPlay e Android Auto com uma grande tela de 8 polegadas que pode ser operada por toques, como os smartphones, ou por comandos de voz.

Outro item muito interessante é a segunda geração do sistema de estacionamento autônomo, ele facilita a entrada e saída de vagas paralelas ou perpendiculares, com o auxílio de 12 sensores que monitoram todo o perímetro do veículo e avisam quando um espaço disponível é localizado. O motorista controla apenas os freios, o câmbio e o acelerador, seguindo as indicações no painel, enquanto a direção é manobrada automaticamente.

O modelo recebeu rodas aro 18 em todas as versões. Na traseira, lanternas em LED. (Foto Márcio Martins)O modelo recebeu rodas aro 18 em todas as versões. Na traseira, lanternas em LED. (Foto Márcio Martins)
Ford Fusion 2017 chega com novidades

Mecânica

Em baixo do capô o Fusion 2017 recebeu refinamentos de engenharia que resultaram em melhor desempenho em cerca de 6% . O renomado motor 2.0 EcoBoost teve a potência aumentada e ficou 7% mais econômico. O motor 2.5 Flex melhorou o consumo na mesma proporção.

Entre as inovações do motor Ecoboost está o novo turbocompressor, permitindo entregar 95% do torque máximo já a 1.750 rpm, o que se traduz em grande força e agilidade na faixa de rotação mais usada do veículo. A potência subiu de 234 para 248 cv, enquanto o torque ficou praticamente inalterado.

Apesar da troca da alavanca pelo seletor do câmbio, o Fusion continua equipado com câmbio de seis velocidades o mesmo do modelo anterior. Nas versões mais caras vem com paddle shift para trocas manuais.

A versão de entrada SE é o único a vir equipado com o motor Duratec 2.5 Flex, mantendo a mesma potência e torque, de 175/167 cv (@ 6.000 rpm) e torque de 24,1 kgfm (@ 4.500 rpm). Com etanol, ele faz 6,0 km/l na cidade e 8,5 km/l na estrada e, com gasolina, roda 8,6 km/l na cidade e 12,3 km/l na estrada.

Já nas versões SEL e na topo de linha Titanium vem equipado com motor de 248 cv (@ 5.500 rpm) e torque de 48 kgfm (@ 3.300 rpm).

Em breve vamos publicar o vídeo com o teste que fizemos.

Na frente destaque para novos faróis em Full LED e nova grade que ajusta automaticamente para melhorar o fluxo de ar em altas velocidades. (Foto Márcio Martins)Na frente destaque para novos faróis em Full LED e nova grade que ajusta automaticamente para melhorar o fluxo de ar em altas velocidades. (Foto Márcio Martins)

Versões e preços

O 2.5 Flex SE, é voltado para vendas diretas e corporativas, tem preço de R$121.500 e vem com: seletor de marchas E-shifter, chave com sensor de presença, acesso inteligente e partida sem chave (Ford Power), grade dianteira com controle ativo, faróis com luz diurna de LED, rodas de liga leve 18”, sensor de monitoramento individual de pressão dos pneus e sistema de conectividade SYNC 3 com 11 alto-falantes, compatível com Apple CarPlay e Android Auto.

O catálogo 2.0 EcoBoost SEL, novidade na linha, oferece uma opção intermediária nessa motorização, por R$125.500. Além do motor de 248 cv com transmissão paddle shift, vem com sistema de desligamento e acionamento automático do motor (Auto Start-Stop), partida remota e novas rodas de liga leve. O teto solar é opcional, por R$4.000.

O 2.0 EcoBoost Titanium FWD, com tração dianteira, custa R$138.000 e oferece, adicionalmente: faróis Full LED, novas rodas de liga leve 18”, sistema de conectividade SYNC 3 com Sony Premium Sound e 12 alto-falantes, sistema de monitoramento de ponto cego com alerta de tráfego cruzado, sistema de permanência em faixa, farol alto automático, ajuste elétrico do banco do passageiro em 10 direções, bancos dianteiros aquecidos e refrigerados, sensor de chuva, sistema de personalização da luz ambiente e aerofólio. Também tem a opção de teto solar por R$4.000.

O topo de linha 2.0 EcoBoost Titanium AWD, com tração integral inteligente, sai por R$154.500. Ele vem equipado com piloto automático adaptativo com “stop and go”, alerta de colisão com assistente autônomo de frenagem, assistente autônomo de detecção de pedestres, estacionamento automático de segunda geração e teto solar. Nos modelos com cor externa branco Sibéria e preto Astúrias, essa versão oferece a opção do interior Soft Ceramic.

A linha também vem de série com itens como: bancos e volante revestidos em couro, ajuste elétrico do banco do motorista em 10 direções com memória, bancos dianteiros aquecidos, abertura das portas por código (keypad), retrovisores com rebatimento elétrico, computador de bordo, freio de estacionamento elétrico, piloto automático, 8 airbags, cintos de segurança traseiros laterais infláveis, controle eletrônico de estabilidade e tração (AdvanceTrac), alarme perimétrico, assistente de partida em rampa, câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro, chave de segurança MyKey, ar-condicionado automático e digital com controle individual de temperatura para motorista e passageiro e saída para os bancos traseiros, direção elétrica e travas elétricas com abertura e fechamento global.

 

Versão que testamos Titanium AWD (foto acima) tem tração integral nas quatro rodas (Foto Márcio Martins)Versão que testamos Titanium AWD (foto acima) tem tração integral nas quatro rodas (Foto Márcio Martins)

Confira abaixo o vídeo com o teste.




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