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Campo Grande, Sábado, 10 de Dezembro de 2016

01/09/2015 10:57

Harley-Davidson comemora 50 anos de fabricação da Electra Glide

Márcio Martins
Fotos divulgação Harley-DavidsonFotos divulgação Harley-Davidson

Em 2015 a Harley-Davidson comemora o aniversário de 50 anos da Electra Glide, uma das motos mais importantes e tradicionais do seu line up. O modelo foi pioneiro e praticamente inaugurou o segmento “Grand Touring” nos Estados Unidos, ela começou a ser fabrica em 1965 em Milwaukee, estado de Wisconsin (EUA), o sucesso da Electra Glide foi o conforto em viagens de longa distância, que em  pouco tempo recebeu partida elétrica, novidade para a época.  E mesmo 50 anos depois, continua servindo de inspiração para a fabricação de motocicletas deste tipo no mundo.

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1965: Lançamento da Electra Glide®

A emblemática moto evoluiu muito com o passar do tempo e, já em 1965, apresentava a aparência inconfundível da Electra Glide® que é conhecida pelos motociclistas de hoje. Os modelos Touring Harley-Davidson sempre foram projetados privilegiando a praticidade e o conforto em viagens de longa distância. Em 1912, a primeira linha de acessórios H-D® incluía o Luggage Carrier, espécie de suporte para transportar bagagens.

As motos de grande cilindrada, ideais para rodar muitos quilômetros, evoluíram a partir da Knucklehead EL de 1936, com motor de 61 polegadas, chegando aos modelos FL, com propulsor de 74 polegadas, em 1941. Essa foi a moto que se transformou na Hydra Glide, em 1949. Em 1958, a Duo-Glide foi a primeira a possuir suspensão traseira, bem como freio traseiro hidráulico.

Electra 1971Electra 1971


1960 a 1980: Dos primórdios à evolução

A família Touring teve sua grande ascensão em 1960. Cinco anos depois, a Harley-Davidson inseriu um acionador de partida elétrico na FLH e criou a FLHB Electra Glide. A inovação foi fundamental para eliminar o pontapé na máquina, uma ação que se tornava cada vez mais difícil nas motocicletas com grandes motores V-Twin pesando mais de 350 kg.

Como eram necessários uma bateria maior e um sistema elétrico de 12V para executar o acionador de partida, o tanque de óleo foi redesenhado. Inicialmente, a H-D® manteve o pedal com o sistema, para as pessoas que tinham dificuldades para se adaptarem aos novos tempos.

Em 1965, o visual da Electra Glide® ganhou destaque no mercado, com saias elegantes no para-lama, banco com posição pensada no conforto do piloto, para-brisa e alforjes de fibra de vidro, que podiam ser colocados como opcionais individuais ou como parte do pacote chamado King of the Highway. O modelo oferecia diversas opções para atender às necessidades dos motociclistas, incluindo sistema de silenciadores duplos, além de uma combinação de marcha de mão/embreagem de pé.

Décadas de 1970 e 1980: A introdução do motor Shovelhead, em 1966, garantiu 10% a mais de potência. Três anos depois, a carenagem montada nos garfos – que ficou conhecida como “BatWing” – foi oferecida como opcional e, algum tempo depois, tornou-se mundialmente conhecida e virou sinônimo da H-D®.

O modelo evoluiu ainda mais durante as décadas de 1970 e 1980, ganhando freios a disco dianteiro e traseiro hidráulicos, transmissão final por correia e painel com sistema de som montado na carenagem – Electra Glide® Classic de 1986.

Glide Sport Red 1988 Glide Sport Red 1988
Ultra Classic 1995Ultra Classic 1995

1988: O surgimento da FLHS Electra Glide® Sport

Foi neste ano que aconteceu uma das mudanças mais marcantes, com o lançamento da FLHS Electra Glide® Sport, versão mais ágil e compacta, que não incluía baú traseiro e contava com para-brisa removível. A FLHR Road King®1994, foi inspirada no design da Electra Glide® 1965 original, e a Street Glide® de 2006, no icônico modelo Touring. Mais recentemente, em 2009, a Electra Glide® e todos os outros modelos Touring da marca receberam um quadro totalmente novo, com centro de gravidade mais baixo e maior distância entre-eixos.

No Brasil, a Ultra Limited, modelo mais completo de série na família Touring, substituiu a Electra Glide® Ultra Classic® a partir do modelo 2012, e já no ano seguinte foi contemplada com todas as inovações do Projeto RushMore se tornando em um dos modelos mais vendidos pela marca no país.

Electra Glide Standard 2009Electra Glide Standard 2009

2013: Projeto RUSHMORE revoluciona família Touring da Harley-Davidson


O novo motor Twin Cam 103™ High Output Twin Cooled™ de refrigeração mista proporciona mais torque em nível intermediário, enquanto o sistema de freios Reflex™, com ABS conectado eletronicamente, fornece a quantidade certa de frenagem traseira ao usar o freio dianteiro a mais de 40 km/h.

O Projeto RUSHMORE aprimorou o conforto do motociclista e do passageiro, com assentos maiores, encosto mais alto para a garupa e carenagem estilo “BatWing”, reestilizada com um duto de equalização dianteira, que reduz a turbulência em 20%. Nos quesitos informação e entretenimento, os modelos ganharam tela touchscreen e sistema de navegação por satélite, além de software de reconhecimento de voz, que permite controlar o som e o GPS usando a fala.

Mesmo com todos os refinamentos e atualizações, a Electra Glide® permanece única e inconfundível. É uma moto que, apesar de toda a evolução, possui as características e a essência da sua ancestral de 1965, que tanto fascina os harleyros do mundo todo.




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