ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Veículos

Híbrido futurista da VW faz 111 km com um litro de diesel

O XL1 foi apresentado hoje pela Volkswagen

Márcio Martins | 22/02/2013 23:30
Carro tem desempenho de "popular" (Foto Dilvulgação)
Carro tem desempenho de "popular" (Foto Dilvulgação)

Aparentemente o carro da foto parece mais um daqueles protótipos futuristas, engana-se, o modelo acaba de entrar em produção, porém ainda em pequena escala.

A VW divulgou detalhes hoje (22) e deve ser mostrado ao público no salão de Genebra na Suiça, dia 07 de março, e já tem a produção confirmada, sendo homologado para rodar na Europa.

Híbrido futurista da VW faz 111 km com um litro de diesel

O carro possui dois motores, um elétrico e outro diesel de 800cc de dois cilindros, juntos desenvolve 75 cavalos de potência. O híbrido é do tipo plug-in que pode ser carregado em tomada comum.

A montadora alemã promete um consumo de 111 km/l, marca alcançada graças a sua aerodinâmica (o Cx é de 0,189) e à leveza (795 kg), além de rodas de magnésio e pneus de baixa resistência 115/ 80 na frente e 145/ 55 na traseira. Sua carroceria é em fibra de carbono e sozinha pesa apenas 230 kg.

O interior é simples e possui peças herdadas de outros modelos VW.
O interior é simples e possui peças herdadas de outros modelos VW.

Ele tem números de aceleração equivalentes a um popular, de 0 a 100 km/h em 12,7 segundos e 160 km/h de velocidade máxima limitada eletronicamente.

Funcionando apenas no modo elétrico, o XL1 pode percorrer até 50 km, e chega a 500 km com os dois motores funcionando conjuntamente. Para encher o tanque precisa de apenas 10 litros de diesel. De acordo com a Volkswagen, o XL1 emite 21 gramas de CO2, em média, por km rodado. Para se ter uma ideia deste volume, o híbrido Chevrolet Volt despeja quase o dobro de CO2 na atmosfera.

Híbrido futurista da VW faz 111 km com um litro de diesel

De altura ele é mais baixo que uma Lamborghini Gallardo por exemplo, mede apenas 1,15 metros de altura, 3,89 m de comprimento e 1,67 m de largura, a abertura das portas é para cima e possui câmeras no lugar dos espelhos retrovisores.

Fabricação por demanda.
Fabricação por demanda.

A VW anunciou um primeiro lote de 50 unidades, ainda sem preço divulgado, que deve ser revelado no Salão.

Novos lotes serão fabricados por encomenda, infelizmente não deve ser para qualquer garagem, com certeza não será barato.

No vídeo abaixo da pra ver bem a diferença dele em relação aos outros carros na via. A frente do carro ficou sem dúvidas muito bacana, mas a traseira... diga o que você achou nos comentários.

Nos siga no Google Notícias