A notícia da terra a um clique de você.
News Veículos
Campo Grande, Sábado, 10 de Dezembro de 2016

03/02/2015 11:03

Janeiro tem forte retração de vendas

Emplacamentos de veículos leves caem 18,6% sobre o ano passado

Márcio Martins. Fonte: Automotive Business
Janeiro tem forte retração de vendas

Como já era amplamente esperado, as vendas de veículos leves tiveram forte retração em janeiro. O mês fechou com 243,9 mil emplacamentos de automóveis e utilitários, o que significou queda de 18,6% sobre o mesmo intervalo de 2014 e de 31% ante dezembro passado. Os dados do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) foram divulgados na segunda-feira, 2, pela Fenabrave, a associação dos concessionários.

Veja Mais
Teste: L200 Triton Sport 2.4 Turbodiesel 2017
Telemetria – das pistas para o seu carro

Dois fatores combinados pressionaram o mercado para baixo: antecipação de compras em dezembro, de pessoas que correram às concessionárias para aproveitar os preços mais baixos com o desconto de IPI que acabou este ano; além do fato de historicamente janeiro ser um mês mais fraco, quando muitos clientes ainda estão em férias, existe acúmulo de contas a pagar, que competem com a compra de um carro novo. O cenário foi ainda agravado pelo baixo ritmo da atividade econômica que se arrasta desde o ano passado.

“Mesmo com dois dias úteis a mais em janeiro, houve antecipação de compras em dezembro por conta do fim do benefício do desconto de IPI, que voltou aos patamares normais a partir do dia 1º”, afirmou em nota o presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Jr. “Além da sazonalidade (em janeiro), o baixo desempenho da economia em 2014 faz com que o consumidor pense mais na hora de assumir uma dívida de longo prazo. Esperamos que este cenário mude no decorrer de 2015”, acrescentou Assumpção Jr.

O dirigente aposta na ajuda da Lei 13.043/14, que entrou em vigor no fim de 2014 e facilita a retomada de bens inadimplentes por parte dos bancos. Para ele, o menor risco deverá, ao longo do ano, estimular a concessão de mais crédito no mercado, aquecendo o setor.




imagem transparente

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2016 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.