ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 29º

Veículos

Mercado de veículos usados deve crescer no Brasil

Dekra acredita que tendência global será acompanhada pelo mercado interno

Márcio Martins | 07/03/2014 23:04
Foto divulgação.
Foto divulgação.

O mercado de veículos usados deve ganhar força no Brasil nos próximos anos. Para a multinacional alemã Dekra, a desaceleração da economia, a dificuldade de acesso ao crédito e a retomada gradual da alíquota do IPI estão entre os fatores que impulsionarão este movimento. A empresa aponta que, em 2013, enquanto as vendas de veículos leves zero quilômetros diminuíram 1,6%, as de usados aceleraram 4,7%. Cerca de 70% do total negociado, tinha ainda mais de cinco anos de uso.

Dados da Fenabrave confirmam o aquecimento do mercado de usados após anos de crescimento robusto da demanda por novos. Em janeiro deste ano, para cada carro zero emplacado, foram vendidos 2,7 usados. O número mostra crescimento sobre igual período de 2013, quando a relação era de 2,5 usados para cada novo. Em janeiro de 2012, a proporção era de apenas 2 usados para cada novo.

A Dekra aponta que o fortalecimento do mercado de seminovos é verificado globalmente. Nos principais mercados europeus - Alemanha, Bélgica, Itália, França, Portugal, Espanha e Reino Unido - houve alta de 3% nas vendas do segmento entre 2008 e 2012.Enquanto isso, o licenciamento de carros novos diminuiu 15%.

Diante deste movimento, a Dekra enfatiza a necessidade de as concessionárias profissionalizarem a gestão do negócio de veículos usados. Segundo a empresa, ao fortalecer a atuação no segmento as distribuidoras atendem a demanda atual e ficam prontas para aproveitar oportunidades no futuro.

Nos siga no Google Notícias