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Campo Grande, Sábado, 03 de Dezembro de 2016

01/07/2013 11:29

Mercedes-Benz inicia as vendas do primeiro ônibus Híbrido no Brasil

O HíbridoBR se destaca pela tecnologia nacional

Márcio Martins
Foto divulgação Mercedes-BenzFoto divulgação Mercedes-Benz

A Mercedes-Benz deu início às vendas do ônibus HíbridoBR, nova solução da marca para transporte coletivo urbano que se destaca pela tecnologia totalmente nacional e pelo baixo índice de poluentes.
A convite da Mercedes-Benz, viajamos até a cidade de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, para conhecer a novidade, na ocasião tivemos a oportunidade de dar um passeio no ônibus, juntamente com um pequeno grupo de jornalistas.

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“A primeira encomenda desse veículo foi feita pela Metra, empresa de transporte urbano de passageiros de São Bernardo do Campo”, afirma Walter Barbosa, diretor de Vendas de Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Fruto de uma parceria com a Eletra, o HíbridoBR contribui para a melhoria da qualidade do ar e maior proteção do meio ambiente. Ele amplia a nossa linha de ônibus, a maior do País, que oferece modelos para todas as demandas do mercado, tanto no segmento urbano, quanto rodoviário, escolar, fretamento e turismo”.

Foto divulgação Mercedes-BenzFoto divulgação Mercedes-Benz

O conceito de veículo híbrido

A designação de “híbrido” acontece quando o veículo tem duas fontes de energia. No caso desse ônibus, isso inclui um grupo motor gerador e um banco de baterias. Apenas o motor elétrico movimenta o veículo, caracterizando a tecnologia “híbrido série”.

O motor elétrico foi desenvolvido pela WEG, que já fabricou mais de 200 unidades com essa tecnologia para ônibus elétrico. A energia para o motor elétrico vem de um grupo motor gerador formado por um motor veicular Mercedes-Benz Euro 5 movido a diesel, biodiesel ou diesel de cana e um gerador também fabricado pela WEG.

Um banco de baterias tracionárias, desenvolvido pela Moura, complementa a energia disponível para o motor elétrico, quando necessário. Em cada parada para entrada de passageiros ou semáforos, o grupo motor gerador recarrega as baterias. As baterias são de chumbo ácido, fabricadas no Brasil e 100% recicladas em um dos centros mais modernos de reciclagem da América Latina, de propriedade e com tecnologia desenvolvida pela Moura.

O motor diesel aplicado nesta tecnologia do ônibus elétrico, além de ser menor que o aplicado a um ônibus diesel similar, opera em rotação constante, o que reduz muito a emissão de poluentes, pois nas acelerações é o motor elétrico que atua. O motor diesel permanece em rotação constante (calibrada para o ponto ideal de baixa emissão e de baixo consumo) ou em marcha lenta. É fácil perceber a diferença. No “híbrido série” apenas o motor elétrico traciona o ônibus.

Uso de diesel S50, diesel de cana ou biodiesel B20

O chassi do Híbrido BR fornecido pela Mercedes-Benz é o modelo O 500 U “low entry” (entrada baixa), para carroçarias até 12 metros de comprimento e com 18 toneladas de peso bruto total – PBT. Seu motor OM 924 LA de 4 cilindros oferece uma potência de 136 kW a 2.200 rpm, com torque de 700 Nm entre 1.200 e 1.600 rpm.

O motor OM 924 LA atende aos limites de emissões da legislação PROCONVE P-7 (Euro 5), podendo utilizar tanto o diesel S50, como o diesel de cana ou biodiesel B20.

O chassi O 500 U do HíbridoBR também se destaca pelos eixos da marca Mercedes-Benz e pela suspensão pneumática integral, característica amplamente reconhecida como um diferencial da linha O 500 no mercado. Esse ônibus oferece mais vantagens operacionais: não tem câmbio, a frenagem é elétrica e o motor opera em condição ideal, com aceleração controlada. Todo o gerenciamento do sistema é eletrônico.

Os ônibus híbridos são confortáveis para os usuários. O controle eletrônico da aceleração evita os trancos típicos da largada e retomada. O motor diesel é isolado acusticamente na traseira do veículo, o que diminui o ruído interno e externo. O condutor do veículo trabalha com muito mais conforto, bem estar e tranquilidade.

O HíbridoBR pode ser encarroçado por todas as empresas do setor no Brasil.

"Também estamos trabalhando no desenvolvimento desta tecnologia híbrida para os nossos modelos de ônibus articulados", diz Curt Axthelm.




O mais importante é que essa tecnologia é desenvolvida no Brasil e pode ser exportada para outros países, o que torna o nosso país uma referência em tecnologia e logística em transporte público.
 
Claudemir Barbosa Barros em 04/08/2013 16:44:45
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