ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Veículos

Mofo no carro? Veja o que fazer.

Márcio Martins | 15/01/2016 16:59
(Foto Márcio Martins)
(Foto Márcio Martins)

Desde os primeiros dias do ano não para de chover, alguns carros podem apresentar mofo por causa do excesso de umidade, ele pode aparecer no carpete ou nos bancos do seu carro por várias razões, entre elas: deixar a vidro aberto durante uma chuva, entrar no carro com os pés molhados ou derrubar bebida nos carpetes. Não importa o motivo pelo qual o mofo apareça, o importante é lidar com o problema o mais rápido possível.

Antes de mais nada, é preciso tomar cuidado para que o mofo não se espalhe dentro do carro e até mesmo na sua casa.

É importante que tire o carro para fora de casa e não deixe ninguém permanecer no interior do veículo, caso tenha algum objeto importante no carro, não o leve para dentro de casa, a menos que seja absolutamente necessário. Use óculos de proteção, luvas e máscara quando for limpar o mofo. Se não tomar essas precauções, ele pode infestar sua casa e seu organismo.

Mofo nos bancos e nos cintos (Foto Márcio Martins)
Mofo nos bancos e nos cintos (Foto Márcio Martins)

Se o mofo for descoberto logo que aparecer, talvez não seja preciso retirar os carpetes do carro, mas é recomendado que seja feito por um profissional.

Se o mofo espalhou dos carpetes para o piso, ele pode atingir qualquer parte do carro, principalmente a parte interna do painel e saídas do ar condicionado. Não coloque carpetes infestados dentro de casa. Limpe-os do lado de fora ou na garagem.

Será necessário lavar o banco que está com mofo. Lembre-se de não encharcá-lo para não deformar a espuma. Depois de limpo, deixe secar completamente antes de recolocá-lo no lugar. Após viagens no litoral, você pode ter entrado no carro com o corpo molhado do mar. Se isso ocorrer, o melhor é deixar o carro no sol e com os vidros e portas abertas.

Se não for possível, seque o máximo que puder com secador de cabelos, sempre a certa distância, sem tocar no tecido.
Nunca molhe totalmente o estofado. A sua espuma absorve a água que demora muitíssimo a secar, gerando cheiro ruim e mofo.

Antes de limpar o carpete, conferir se ainda existe água por baixo (Foto Márcio Martins)
Antes de limpar o carpete, conferir se ainda existe água por baixo (Foto Márcio Martins)

Para prevenir contra sujeira e líquidos, o estofado pode ser impermeabilizado. Para isso é utilizado um produto impermeabilizante que protege o carro por até 3 anos, mas tem que ser feito empresas que prestam serviços especializados nisso.

Se você quiser fazer lavagem a seco, muitas oficinas oferecem este serviço, que consiste em utilizar produtos de limpeza sem o uso de água.

Não deixe o carro exposto ao sol, principalmente se os bancos forem de couro. Com o tempo eles ressecarão e quebrarão. Não use vaselina ou silicone, isso prejudica a cola do forro do estofado.

Quando o carpete for removido, você poderá ver realmente se o mofo se espalhou. Com o uso de uma luz negra é possível ver todos os locais atingidos pelo mofo. Usando uma mistura de Veja com água ou um removedor de mofo, você pode limpá-lo com movimentos circulares usando uma bucha para limpeza pesada. O limpador irá matar o mofo, mas é importante removê-lo. Use panos ou toalhas de papel que podem ser descartados após a remoção do mofo do carro.

Cintos de segurança também merece atenção. (Foto Márcio Martins)
Cintos de segurança também merece atenção. (Foto Márcio Martins)

Limpeza do carpete
Você pode usar no carpete um método parecido com o que usou para limpar o piso. Também existem vários limpadores de carpete que podem ser usados para se lidar com a infestação dependendo de quão espalhada ela se encontra. Após a limpeza, use a luz negra para ver se todos os focos foram eliminados. Se você achar que não há meios de eliminar o mofo, é melhor substituir o carpete.

Não esqueça de limpar os dutos
Após você ter limpado o carro completamente, você precisa ter acesso a áreas difíceis de alcançar localizadas nos dutos de resfriamento e de aquecimento. Se você não limpar o sistema de ar-condicionado, o mofo que pode estar alojado ali pode reinfectar seu carro. Você pode usar um produto especial ou uma solução diluída de peróxido de hidrogênio (6 a 10%) em um borrifador para limpar os dutos, ou comprar um produto específico em lojas especializadas. Certifique-se de aplicar o produto também em outras áreas de difícil acesso de seu carro.

Nos siga no Google Notícias