A notícia da terra a um clique de você.
News Veículos
Campo Grande, Sábado, 10 de Dezembro de 2016

08/02/2013 10:30

Nova Ranger: Colocamos à prova a versão Limited diesel cabine dupla

Novo motor de 200cv tem competência, é o mais potente da categoria.

Márcio Martins
Divulgação.Divulgação.
Nova Ranger: Colocamos à prova a versão Limited diesel cabine dupla

Lançada no segundo semestre do ano passado, a nova Ranger chega à garagem do Campo Grande News, para uma avaliação, a picape foi cedida pela concessionária Auto Master.

Veja Mais
Teste: L200 Triton Sport 2.4 Turbodiesel 2017
Telemetria – das pistas para o seu carro

O modelo que testamos foi a versão topo de linha Limited, com tração 4x4, transmissão automática, equipada com o propulsor 3.2 Duratec de 5 cilindros diesel turbo.

Há quase dez anos a Ranger ocupava o quarto lugar em vendas, não chegava a incomodar as líderes Chevrolet S10 e Toyota Hilux e não fazia frente às qualidades da VW Amarok, porém a Ford reformulou a sua representante na categoria, com um produto moderno e no mesmo patamar de preços dos concorrentes, neste seguimento que cresceu muito nos últimos anos.

O projeto da nova Ranger foi desenvolvido na Austrália, com investimentos de US$ 1 bilhão, durante quase seis anos, deixando a picape completamente nova, não foi aproveitado nada da antiga, com a missão de vender em 180 países, em um projeto global a partir de três núcleos de produção.

A nova Ranger vem com três opções de motor: Diesel 3.2 que gera 200 cv e 47,9kgfm de torque, com turbo de geometria variável, outro 2.2 diesel de 125cv e também disponível o flex 2.5 que rende até 173cv. São quatro versões, XL, XLS, XLT e Limited.

Ela vem recheada de equipamentos e de tecnologia, na versão topo de linha conta com seis airbags, ar-condicionado automático de duas zonas, GPS, bancos dianteiros com ajustes elétricos, sensores de estacionamento, sensor de chuva e câmera de ré, para completar a lista de ítens de segurança e tecnologia, vem ainda com controles de tração e de estabilidade com monitoramento de inclinação da carroceria para afastar o risco de capotamento, também com controle automático de velocidade em descidas, assitente de partida em rampa, controle adaptativo de carga e assistente de frenagem.

Nova Ranger: Colocamos à prova a versão Limited diesel cabine dupla

Visual e acabamento interior:

A primeira impressão visual foi positiva, seu estilo é marcante, as mudanças cairam bem ao modelo, a deixou mais elegante, a enorme grade dianteira demonstra robustez. Nas ruas por onde passamos, ela chamou muito a atenção, principalmente pelo belo azul aurora do modelo testado.

Comparar a picape Ford com um carro normal é exagero, mas o comportamento é quase tão bom quanto de um sedan de luxo, o espaço da cabine é bom, a posição de dirigir é confortável e o painel esbanja bom gosto e transmite um certo requinte, com materiais de boa qualidade e com encaixes perfeitos.

Nova Ranger: Colocamos à prova a versão Limited diesel cabine dupla

Ao Volante:

A nova Ranger empolga ao dirigir, o seu eficiente conjunto mecânico tem torque e potência de sobra, para impulsionar os 2198kg, o motor garante ótimo desempenho no asfalto ou na terra, com arrancadas rápidas e retomadas seguras, mas exige atenção ao pisar no acelerador, para evitar que os pneus percam aderência, pois sua força começa a surgir a partir dos 1.500 rpm.

Outro detalhe que chama a atenção foi o baixo ruído a bordo, o isolamento acústico é eficiente, quase não se ouve o barulho do motor (raro em utilitários).

O câmbio automático tem seis velocidades, as relações de marchas são bem escalonadas com trocas suaves, usamos também a opção de troca manual sequencial, um recurso muito interessante para quem gosta de comandar o câmbio.

Nova Ranger: Colocamos à prova a versão Limited diesel cabine dupla

No asfalto, ela dosa bem conforto com estabilidade, desde que sem abusos, em pisos irregulares, a suspensão tem boa filtragem das irregularidades do solo, melhorou muito em relação ao modelo anterior, lembrando que é um utilitário preparado para carregar carga, quando leve, em alguns casos ela pula um pouco.

Na terra ou em trilhas ela é valente, se sai bem graças ao sistema de tração com reduzida e boa altura do solo, bons ângulos de entrada e saída em rampas.

 

Nova Ranger: Colocamos à prova a versão Limited diesel cabine dupla

Premiações:

A Nova Ranger é um projeto global, e foi a picape mais premiada do ano de 2012, tanto no Brasil como no exterior. Eleita a melhor picape internacional na Europa, picape do ano no Brasil e recebeu também o prêmio de motor do ano com o Duratorq 3.2 20V turbodiesel, outro prêmio que a picape da Ford recebeu foi do CAR Awards 2013, na eleição de melhor picape promovida pela Car Magazine na internet. Na 10ª edição do prêmio Top Car TV os profissionais de TV e também de sites automotivos, também elegeu a Ranger como a melhor de sua categoria.




muito linda ficou a nova ranger mas eu quero ela na minha garagen
 
andre da cruz nolasco em 19/10/2013 20:23:30
Nada a ver com a cor e show de bola qualquer cor cai muito bem na nova RANGER
tá deixando as outras marcas loucas tem beleza de sobra a nova RANGER e um show a parte legal.
 
Adailton Coelho Silva em 30/07/2013 14:15:33
Nova Ranger chegou pra ficar a maquina das maquinas, esta sim e o carro dos sonhos de muita gente inclusive o meu sonho de consumo?
 
Adailton Coelho Silva em 30/07/2013 14:02:02
No dia 19/01/2013 eu comprei uma NOVA RANGER 0KM na concessionária ORIGINAL FORD em Juiz de Fora-MG (minha cidade), e exatamente 4 meses depois (19/05/2013) ela parou, acionei o 0800 e guincharam o carro para concessionária. Dois dia depois me passaram que era problema com o "chicote" e que a peça demoraria 30 dias. Já extremamente decepcionada acionei todos os meios de comunicação da montadora e da concessionária e não apenas no dia 27/05 me passaram a que a peça estava faturada para meu alívio achando que meu problema estava acabando. Posteriormente recebi uma ligação da central de atendimento da FORD falando que na realidade a peça estava em falta e não tinham previsão, com dois dias depois eu recebi um email da concessionária falando que a previsão de faturamento da peça é 26/06/2013.
 
Vinicius Ferreira Queiroz em 10/06/2013 23:00:08
sera quem escolheu este azul para estas camionete o carro ok, mas a cor muito feio pelo amor de deus. obs. todas pessoas que eu falo sobre a cor diz a mesma coisa pinta de outra cor olha pinta de amarelo.
 
abdias pereira em 23/03/2013 20:18:10
imagem transparente

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2016 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.