ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Veículos

Quando trocar o óleo e demais fluidos do seu carro

Cesvi | 23/07/2014 09:15
Foto divulgação
Foto divulgação

A troca de óleo do motor e demais fluidos e aditivos do veículo são importantes para garantir a devida lubrificação das partes mecânicas do carro. A troca desses fluidos depende muito de como é a sua utilização, se ela é mais rodoviária ou urbana, ou até mesmo em trajetos mistos.

Geralmente, a troca do óleo do motor pode ser por quilometragem rodada ou por prazo de tempo, sendo esta última alternativa menos conhecida, principalmente quando o veículo é pouco utilizado, passando grande parte do tempo parado. As trocas deverão ser adiantadas também caso o veículo tem uso severo, estradas empoeiradas, trânsito intenso ou até mesmo quem utiliza o carro em pequenos trajetos diários, como vamos explicar melhor abaixo.

A determinação do prazo de troca é feita pela montadora do veículo e consta em seu plano de manutenção. Alguns fornecedores também recomendam prazos.

ÓLEO DO MOTOR
A troca do óleo do motor pode variar de 5.000 aos 10.000 quilômetros, dependendo de sua obtenção, que pode ser mineral, sintética ou semissintética. Lembre-se de verificar as especificações do óleo corretas para seu veículo, viscosidade (SAE) e desempenho (API).
Outra dica importante é referente à utilização severa do veículo, caso em que esses prazos caem pela metade. Quando o veículo roda muito pouco e não atinge a quilometragem de troca do óleo do motor, deve ser substituído por prazo de tempo, sendo recomendado um período de cada seis meses para óleo mineral, devido à sua oxidação.

FLUIDO DE FREIO
O fluido de freio absorve a umidade do sistema e tende a perder suas características com o tempo, em função desse fator. As consequências são: formação de bolhas, perda de desempenho e falhas na frenagem. É recomendada a sua substituição a cada 10.000 quilômetros ou a cada um ano. Ao substituir, verifique sempre o DOT correto para seu veículo.

LÍQUIDO DE ARREFECIMENTO
A substituição do líquido de arrefecimento depende muito do seu tipo e recomendação pela montadora, podendo variar de 30.000 quilômetros ou um ano até 120.000 quilômetros ou cinco anos. É importante verificar a proporção de aditivo correta ao realizar a substituição.

ÓLEO DA DIREÇÃO HIDRÁULICA
Pode variar entre 35.000 e 50.000 quilômetros ou dois anos.

Nos siga no Google Notícias