ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Veículos

Revisão do sistema de arrefecimento protege os componentes do motor

Assessoria Nakata | 17/09/2013 09:39
Foto divulgação
Foto divulgação

Realizar a manutenção preventiva do sistema de arrefecimento pode evitar dor de cabeça para os motoristas já que uma mangueira furada, um dos componentes do conjunto, que abrange radiador, bomba d’água, entre outras peças, pode até fundir o motor.

Responsável pelo controle de temperatura do motor, o sistema de arrefecimento, composto de radiador, bomba d’água, mangueiras, válvula termostática, sensores de temperatura e vaso expansor, deve sempre funcionar corretamente para que o motor não seja danificado. “O sistema de arrefecimento faz a troca de calor do motor com o meio ambiente, mantendo, assim, a temperatura ideal para que trabalhe com menos atrito e desgaste interno”, afirma Jair Silva, supervisor de serviços da Nakata. Segundo Silva, é necessário ter atenção e fazer revisões periódicas, verificando todas as peças que integram o sistema de arrefecimento. “Geralmente, o superaquecimento do motor acontece devido à falta de manutenção preventiva”, ressalta.

Silva revela que várias causas levam ao superaquecimento do motor, entre elas, problemas no radiador, mangueira furada, selo de lobo e cabeçote furados, válvula termostática travada e tampa do vaso expansor danificada. “Quando o defeito é na bomba d’água podem provocar vazamentos do líquido de arrefecimento por meio do selo”, explica.

Para que não ocorra superaquecimento e o motor parar de funcionar, a recomendação é efetuar limpeza do sistema de arrefecimento, colocar aditivo na proporção adequada, evitando usar somente água. “Essa prática deve ser feita pelo menos uma vez a cada dois anos”, finaliza o supervisor de serviços.

Nos siga no Google Notícias