ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 22º

Veículos

Sinais que indicam desgaste de pastilhas e discos de freio

Ruído ao frear o veículo pode ser sinal de que é momento de substituir pastilhas e discos.

Márcio Martins | 20/05/2014 22:38
Sinais que indicam desgaste de  pastilhas e discos de freio

O sistema de freio é fundamental para garantir a segurança no trânsito. Por isso, a manutenção dos componentes que assegura a frenagem do veículo merece atenção especial dos motoristas e deve ser feita por mecânicos especializados. “Um dos itens que deve ser verificado regularmente são as pastilhas, peças que ficam em contato com os discos de freio, em grande parte dos veículos, nas rodas dianteiras. Caso estejam desgastadas, o carro perde poder de frenagem”, comenta Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata.

Segundo Silva, a durabilidade das pastilhas varia de acordo com a utilização do veículo. “Na cidade, a peça tem maior desgaste, pois os motoristas são obrigados a frear mais devido aos congestionamentos”, ressalta o gerente.

Pastilhas de freio
Pastilhas de freio

Um dos indícios que pode revelar problemas nas pastilhas é ruído, provocado pelo atrito de ferro do componente com o disco também de ferro. “O barulho indica que a pastilha ultrapassou a espessura mínima e deve ser substituída para não provocar ranhuras nos discos, o que encareceria a manutenção”, explica Silva.

Já os discos de freio podem perder a planicidade, causando trepidação ou vibração na frenagem. “Os discos também devem ser revisados porque possuem uma especificação mínima para garantir funcionamento adequado”, comenta.

Por se tratar de um sistema de segurança do veículo, a recomendação é ficar sempre atento com o sistema de freio, fazer manutenção preventiva, seguindo as recomendações do fabricante, e, ao observar qualquer anormalidade, levar a uma oficina de confiança.

Nos siga no Google Notícias