ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 26º

Veículos

Telemetria – das pistas para o seu carro

Cesvi | 05/12/2016 22:30
Telemetria – das pistas para o seu carro

Há alguns anos, o termo “telemetria” já não é mais novidade nas pistas de Fórmula 1 e Stock Car. Mas, para quem não é piloto ou engenheiro de automobilismo, o que vem a ser isso?

Telemetria é um sistema de mensuração remota de dados, que funciona por tecnologia de comunicação sem fio. Ela possibilita a obtenção de uma série de informações do veículo, que são transmitidas via web graças à integração de hardware, software e sensores instalados no veículo.

Esses sensores fornecerão informações importantes, como a velocidade do carro, sua aceleração, RPM, freios, ângulo do volante e situação das marchas. Tudo por meio de gráficos, demonstrando toda a performance do piloto ao longo do percurso.

Com os dados, a equipe desse piloto poderá analisar seu desempenho durante as voltas, identificar a necessidade de aprimoramento dos pneus, a suspensão, aerofólios, e conseguir que seu carro de corrida seja cada vez mais rápido.

Hoje já existem, no mercado de automóveis comuns, sistemas integrados que oferecem todo esse aparato tecnológico – não para corrermos com o carro pelas vias públicas, mas como soluções voltadas para a comodidade, a segurança e o conforto ao dirigir.

Além dos sensores que geram informações, a telemetria dispõe de atuadores que podem controlar, por um dispositivo móvel como um smartphone, a climatização interna do veículo, descobrir a localização do automóvel num estacionamento, fechar as portas remotamente, acionar a buzina, ligar e desligar faróis e lanternas. E até acionar um serviço de emergência automaticamente em caso de acidente.

Portanto, não é só para os pilotos, é também para melhorar a sua relação com seu veículo, deixando-a mais cômoda e segura.

Nos siga no Google Notícias