A notícia da terra a um clique de você.
News Veículos
Campo Grande, Quarta-feira, 07 de Dezembro de 2016

21/04/2016 22:20

Toyota apresenta o Etios 2017 renovado

Modelo chega com melhorias mecânicas mas sem mudanças no visual

Márcio Martins
Toyota Etios 2017 - Fotos Márcio MartinsToyota Etios 2017 - Fotos Márcio Martins

Por Márcio Martins, de Mogi das Cruzes - SP

Veja Mais
Toyota começa a vender nova geração da SW4
Nova Toyota Hilux é apresentada em Campo Grande

A Toyota do Brasil apresentou nesta terça-feira (19), em Mogi das Cruzes – SP, a linha Etios 2017, entre as principais novidades estão os novos motores e transmissões, além de novo interior com painel digital. No visual externo, apenas novas rodas, antena menor no teto e duas novas cores.

O Etios chegou no mercado brasileiro em setembro de 2012, as vendas foram tímidas porém o carro conquistou 99,9 % dos consumidores satisfeitos segundo a marca. Ao longo de sua trajetória, o Etios se tornou um dos modelos mais vendidos pela Toyota no Brasil. Em 2015, a marca comercializou 61 mil unidades no mercado interno, e exportou outras 22 mil para Argentina, Paraguai e Uruguai, fazendo com que a fábrica de Sorocaba, onde o veículo é produzido, operasse acima da sua capacidade nominal, de 74 mil unidades por ano.

Durante a apresentação do modelo o CEO da Toyota disse que todos os modelos receberam uma série de melhorias para o mercado brasileiro, seguindo críticas da imprensa e comentários de consumidores, foi feito uma espécie de check list com todas as melhorias que o modelo precisava, e todas foram concluídas.

Externamente, mudanças apenas nas novas rodas e antena do teto (Foto Márcio Martins)Externamente, mudanças apenas nas novas rodas e antena do teto (Foto Márcio Martins)

Se no visual o Etios 2017 não mudou, a marca recheou o modelo com ampla lista de itens de conforto e conveniência. Desde a versão de entrada X, a linha traz de série novidades como o Toyota Smart Screen, computador de bordo, antena externa do tipo short pole, descansa-braços no assento do motorista (somente na versão automática) e banco traseiro com encosto rebatível.

Além disso o modelo também recebeu direção eletroassistida progressiva (EPS); ar-condicionado; abertura interna do porta-malas e do tanque de combustível; chave com comando de abertura e fechamento das quatro portas; console central com dois porta-copos dianteiros e um traseiro; para-sol com espelho de cortesia para motorista e passageiro; alarme de advertência para portas abertas, chave na ignição e cinto de segurança; vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico, sendo o do motorista com função auto-down; travas elétricas; entre outros itens de conforto, conveniência e segurança, além dos obrigatórios airbag duplo dianteiro e freios com sistema ABS de última geração.

Modelo ganhou novo painel digital, na versão anteror era uma das principais queixas dos consumidoresModelo ganhou novo painel digital, na versão anteror era uma das principais queixas dos consumidores
Versão sedã leva três pessoas com bom espaço, segue na média da categoria (Foto Márcio Martins)  Versão sedã leva três pessoas com bom espaço, segue na média da categoria (Foto Márcio Martins)

A versão XS adiciona os seguintes itens: sistema de áudio que reproduz arquivos de MP3 com função Bluetooth® e entradas auxiliar e USB; controle de velocidade de cruzeiro (versão automática); controle de áudio e do computador de bordo no volante; difusores do ar-condicionado e base da manopla da alavanca da transmissão cromados; abertura do porta-malas por meio de um botão; bancos com tecido em duas cores; alto-falantes e tweeters; além da função EcoWallet no computador de bordo, que permite ao motorista colocar o valor pago pelo litro do combustível, possibilitando o cálculo e o monitoramento do valor gasto com combustível durante uma viagem.

Na versão topo de linha a XLS tem todos os equipamentos da versão XS, mais rodas de liga leve de 15 polegadas com novo desenho (nas versões X e XS as rodas são de 14 polegadas e com calotas); sistema de áudio com tela touch screen, que permite espelhamento de smartphones; faróis de neblina; acabamento cromado na tampa do porta-malas; revestimento do volante em padrão couro; retrovisores externos com indicadores de seta integrados e acabamento dos bancos Comfort Drive (padrão couro).

Já na versão aventureira Cross, se diferencia da XLS pelo design das rodas de liga leve, costura exclusiva dos bancos, manopla do câmbio com acabamento em couro, jogo de tapetes com a inscrição Cross, além dos apliques plásticos na carroceria que identificam a proposta aventureira.

Câmbio manual agora de seis marchas e automático de quatroCâmbio manual agora de seis marchas e automático de quatro
Motores 1.3 e 1.5 agora fabricamos no BrasilMotores 1.3 e 1.5 agora fabricamos no Brasil

MOTORES E TRANSMISSÃO

Embaixo do capô o Etios 2017 pode vir equipado com duas opções de motores: 1.3 e 1.5, ambos 16V Flexfuel, que trazem a tecnologia de duplo comando de válvulas variável Dual VVT-i, que atua no gerenciamento dos sistemas de admissão e escape da câmara de combustão, otimizando a queima do combustível de maneira inteligente, refletindo em melhor desempenho e menor consumo.

Os motores que agora são fabricados no Brasil, saem da planta de Porto Feliz (SP), o Etios é o primeiro do portfólio da marca a ser equipado com propulsores produzidos nesta planta.

O motor 1.3L Flexfuel, entrega 98 cv a 5.600 rpm, quando abastecido com etanol, e 88 cv, também a 5.600 giros, com gasolina. O torque máximo nesta configuração é de 12,8 kgfm (com etanol) e de 12,3 kgfm (com gasolina), sempre a 4.000 rpm. Para esta motorização, o ganho em torque foi de 9% e de potência, 8 cv, comparado à versão anterior.

Veículos para teste drive (Foto Márcio Martins)Veículos para teste drive (Foto Márcio Martins)
Interior do motor que agora é produzido em Porto Feliz (SP)Interior do motor que agora é produzido em Porto Feliz (SP)

Já o 1.5L de 16 válvulas, rende 107 cv de potência a 5.600 rpm, quando abastecido com etanol, e 102 cv, também a 5.600 giros, com gasolina. O torque máximo nesta configuração, a 4.000 giros, é de 14,4 kgfm (com etanol) e de 14,0 kgfm (com gasolina), o ganho em torque foi de 11% e de potência, 11 cv, em relação à versão anterior.

Os propulsores são construídos com bloco e cabeçote de alumínio e não utiliza o subtanque auxiliar de partida a frio, trazendo novos bicos injetores dotados de sistema de pré-aquecimento.

Paralelamente, o desempenho dinâmico do modelo melhorou com o ajuste da suspensão. Molas e amortecedores foram recalibrados, dando mais estabilidade ao carro.

O modelo recebeu novas opções de transmissão, que estão disponíveis em todas as versões: manual de seis velocidades e automática de quatro.

Interior da versão topo de linha XLS 1.5 com câmbio manual de seis marchas (Márcio Martins)Interior da versão topo de linha XLS 1.5 com câmbio manual de seis marchas (Márcio Martins)

A transmissão automática conta com um software de gerenciamento AI Shift Control (Inteligência Artificial de Controle de Trocas, na tradução livre) que é capaz de analisar a condição de uso do veículo (ladeiras, trânsito etc.), a posição do pedal do acelerador e, assim, selecionar e manter a marcha mais adequada para cada situação de condução.

Para as versões manuais, a Toyota adotou o IMT – Monitor Inteligente de Aceleração -, que funciona como um auxiliar de arranque, evitando que o motor “apague” assim que o motorista tira o pé da embreagem para colocar o carro em movimento. Além disso, foi adotado o acionamento hidráulico da embreagem, além disso a adição da sexta marcha e aperfeiçoada a relação da transmissão, resultando em economia de combustível e maior conforto ao rodar.

Toyota apresenta o Etios 2017 renovado
Nosso editor Márcio Martins durante teste em Mogi das Cruzes (SP)Nosso editor Márcio Martins durante teste em Mogi das Cruzes (SP)

Aceleramos o Etios Hatch XLS 1.5 equipado com câmbio automático, fizemos um percurso de 150 km até a cidade de Guararema, no trecho deu para perceber todos as mudanças que a Toyota fez no veículo. Por ter só quatro marchas o câmbio automático não decepcionou, porém o consumo é maior do que no câmbio manual que é de seis marchas. O carro roda silencioso, durante o trajeto o Etios encarou bem as ladeiras sem falta de fôlego e o próprio câmbio trata de identificar as inclinações para manter marchas mais baixas dependendo de quanto o acelerador é precionado. As trocas de marchas são imperceptíveis, só incomodou um pouco o ruído do motor quando subia uma marcha para uma retomada mais forte por exemplo ou durante uma ultrapassagem.

No geral o carro agradou, tem bom isolamento acústico, a suspensão deixou o carro macio sem prejudicar a estabilidade, o conforto é bom até um pouco acima da média do seguimento, a direção é bem leve e precisa ao mesmo tempo, o painel digital central apesar de não ser um ótima posição agradou, com o tempo se acostuma, a leitura é muito fácil e tem um visual bem moderno, superior aos seus concorrentes.

Toyota apresenta o Etios 2017 renovado
Toyota apresenta o Etios 2017 renovado

 

 

 

 

 

 

 

Interior

A principal novidade do modelo é percebida logo ao entrar na cabine, no painel logo se percebe o display de 4.2 polegadas com tecnologia TFT de alta resolução (semelhante aos modelos da Lexus e do híbrido Prius) o chamado Toyota Smart Screen. Nele, dois grandes círculos reúnem as informações de bordo: o do lado direito mostra o conta-giros e o termômetro do motor, o esquerdo, o velocímetro e o indicador de combustível, inclusive é possível informar o valor do combustível e computador faz as contas de consumo para o motorista.

Outro item que transmite sensação de exclusividade é a iluminação clear blue do painel de instrumentos, comum nas versões XS, XLS (hatch e sedã) e Cross, para os indicadores de velocidade e rotação do motor, sistema de áudio, relógio e ar-condicionado. A intensidade da luz pode ser regulada conforme a preferência do motorista, considerando as variáveis de faróis ligados ou desligados ou dias mais ou menos ensolarados.

SEGURANÇA
O Toyota Etios recebeu quatro estrelas (de cinco possíveis), em proteção para os passageiros dos bancos dianteiros, no teste de colisão do Latin NCAP.
Todas as versões são equipadas com airbag frontal duplo, freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD), que ganhou uma nova geração de software, assegurando o controle direcional em frenagens de emergência.

PREÇOS
As vendas da linha Etios 2017 têm início em 28 de abril, em toda a rede de Concessionárias Toyota, com preços a partir de R$ 43.990,00.

 

Toyota apresenta o Etios 2017 renovado

Confira abaixo os preços de todas as versões:

Toyota Etios hatchback 2017

X 1.3L 16V manual R$ 43.990,00
X 1.3L 16V automático R$ 47.490,00
XS 1.5L 16V manual R$ 48.995,00
XS 1.5L 16V automático R$ 52.495,00
XLS 1.5L 16V manual R$ 53.895,00
XLS 1.5L 16V automático R$ 57.395,00
Cross 1.5L 16V manual R$ 57.395,00
Cross 1.5L 16V automático R$ 60.895,00

Toyota Etios sedã 2017

X 1.5L 16V manual R$ 48.495,00
X 1.5L 16V automático R$ 51.995,00
XS 1.5L 16V manual R$ 51.695,00
XS 1.5L 16V automático R$ 55.195,00
XLS 1.5L 16V manual R$ 56.795,00
XLS 1.5L 16V automático R$ 60.295,00




imagem transparente

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2016 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.