ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Veículos

Toyota Prius chega em Campo Grande

Veículo híbrido da Toyota já vendeu mais de 4,6 milhões de unidades pelo mundo.

Márcio Martins | 28/01/2013 09:13
Dilvulgação.
Dilvulgação.

O Toyota Prius o primeiro veículo híbrido do mundo, enfim chega oficialmente para venda em Campo Grande, ele vem em sua terceira geração, o seu lançamento para o mercado brasileiro ocorreu durante o 27º Salão do Automóvel de São Paulo, onde estivemos presentes, entre os dias 24 de outubro a 4 de novembro do ano passado.


Segundo informações da marca, até outubro de 2012 ja foram comercializados em todo o mundo 4,6 milhões de unidades do modelo, só no Japão foram 2,04 milhões.

Divulgação..
Divulgação..

 

Prius Taxi

O Prius, ja está rodando nas ruas de São Paulo, a marca japonesa entregou 20 unidades a empresas frotistas que aderiram ao Programa de Táxis Híbridos, da Prefeitura da capital conforme decreto 53.223, de 19 de junho de 2012.

O decreto visa incentivar a operação de táxis movidos a energias mais limpas e sustentáveis, a Toyota ainda poderá ofertar mais 96 veículos, totalizando 116. A iniciativa da Prefeitura de São Paulo segue a tendência de outras capitais mundiais, que contam com modelos híbridos em suas frotas de transporte público.

Divulgação.
Divulgação.

Prius completa 15 anos


O Projeto do Prius começou em 1994, quando os engenheiros aceitaram o desafio de criar um veículo ambientalmente correto, mantendo todas as características de qualidade, durabilidade e confiabilidade da Toyota.

Três anos depois, em 1997, o modelo foi lançado, ainda cercado de desconfiança por conta da tecnologia inovadora e totalmente futurista para a época. Essa desconfiança, no entanto, desapareceu tanto aos olhos da indústria, que começou a desenvolver projetos baseados no Prius, quanto dos consumidores, que fizeram do modelo o híbrido mais vendido do mundo.

Divulgação.
Divulgação.

Sobre o Prius

O modelo é equipado com motor a gasolina 1.8 16v que rende 98cv com quatro cilindros, ele foi projetado especialmente para para trabalhar combinado com o motor elétrico.

Já o motor elétrico tem 650 Volts, juntos os dois motores geram 138 cv de potência, quando o veículo esta em baixa velocidade o motor elétrico trabalha sozinho gerando zero emissão e zero consumo, quando o veículo para em um semáforo por exemplo, os dois motores ficam desligados temporariamente até a sua saída.

O carro pesa em torno de 1805 kg, o desempenho pode não ser empolgante à primeira vista, da imobilidade aos 100 km/h ele faz em 12,1 segundos, mas vale lembrar que o foco do Prius é a sustentabilidade.

Segundo informações do fabricante, em modo de condução normal, consumo de combustível urbano, atinge até 25,5 km/l, com uma autonomia de 1150 quilômetros. A capacidade do tanque de combustível do modelo é de 45 litros.

Divulgação.
Divulgação.

Meio Ambiente

Algumas peças que compõem o Prius tem injeção de origem vegetal em vários pontos, como nas molduras das portas, na tapeçaria das bandejas divisoras da cabine e nos bancos. Também conta com diferentes componentes com características de alta reciclabilidade, que se traduz em:


- 95% dos componentes da bateria de alta voltagem podem ser reutilizados
- 85% do veículo é reciclável
- A tecnologia Hybrid Synergy Drive empregada no Prius produz aproximadamente 44% menos CO2 em comparação com um veículo convencional da mesma cilindrada

Pena que para ter um carro sustentável como este na garagem, vai precisar desembolsar nada menos que 120 mil reais.

Veja no vídeo abaixo como é o funcionamento dos motores.

Nos siga no Google Notícias