ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Veículos

Veja como evitar problemas com a embreagem e o freio

Rever maus hábitos e revisões frequentes aumentam a vida útil das peças e evitam problemas com o freio e embreagem

Fonte: Oficina Brasil | 06/10/2014 22:03
Veja como evitar problemas com a embreagem e o freio

Todos os dias é aquela ginástica. Para pisar na embreagem a cada troca de marcha o motorista tem que forçar a perna para conseguir ir até o final do pedal. Sem contar os dias em que o freio também não está em dia demandando mais esforço ainda para desacelerar o carro nos momentos certos mesmo tendo um pedal muito mole, alto demais ou ainda baixo demais.

Problemas com freio e embreagem desgastada são tão comuns que alguns motoristas acabam por se acostumar com eles achando que é "mania" do carro. Porém, como alerta o consultor da Oficina Brasil, Antonio Cesar Costa: "esses são problemas que exigem atenção imediata do motorista. Não frear na hora certa porque pedal estava mole demais ou duro demais, por exemplo, pode causar acidente que na melhor das hipóteses, terá danos materiais"
Começando pela embreagem, o principal sintoma de algo não está bem é o motorista sentir o pedal muito duro ao pisar. Também quando o carro não responde direito a aceleração - aquela sensação de que a embreagem esta patinando - e em alguns casos o cheiro forte de queimado que aparece quando se usa a embreagem.

"Os danos são causados pelo desgaste do conjunto da embreagem. Além desse desgaste natural de uso, maus hábitos dos motoristas aceleram o processo fazendo que o sistema se deteriore mais rápido", alerta o consultor.
Entre essas más práticas pode-se citar o hábito de descansar o pé sobre o pedal da embreagem - o pé deve ficar apoiado no assoalho do veiculo; Não segurar o carro com a embreagem em ladeiras - deve-se puxar o freio de mão. O motorista também deve sempre procurar trocar as marchas nos tempos certos.

E o freio? Todos sempre se preocupam com um carro que acelere muito em pouco tempo, mas poucos lembram de parar tudo isso com eficiência. Sistema vital em um carro, o sistema de freios merece cuidados redobrados.O sistema de freio precisa de manutenção preventiva. Quando o motorista começa a ouvir barulho de ferro com ferro quando pisa no pedal o desgaste já está muito avançado e precisa de reparos urgentes, e não se deve circular com o veículo devendo o mesmo ser conduzido por guincho até uma oficina . Freio de mão muito alto ou mesmo o pedal muito baixo é hora de tomar providencias.

"O pedal de freio não deve estar muito baixo, mas também não deve estar muito alto e duro. O ideal é que encontre resistência na metade do curso normal", explica Antonio Cesar.

Fazer revisões periódicas, conforme o indicado no manual de cada modelo de veículo é essencial assim como tomar cuidado com os maus hábitos para prolongar a vida útil das peças. No caso da embreagem, uma troca varia muito, mas pode-se dizer que em média de R$500 a R$600.
Saiba mais sobre a Oficina Brasil
A Oficina Brasil possui 50 unidades espalhadas em diversas regiões é especializada em manutenção de todos os itens da parte de baixo do automóvel (escapamentos, amortecedores, freios, alinhamento e balanceamento, sistema de ar, injeção eletrônica, arrefecimento, suspensão, direção, pneus, troca de óleo, etc.) e dispõe em suas unidades de um ambiente de oficina diferenciado, com recepção climatizada, cyber café, espaço para leitura com mini-biblioteca e TV com programação variada e filmes. O objetivo é oferecer aos clientes momentos de descontração durante a espera pelo reparo do automóvel.

Nos siga no Google Notícias