ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 27º

Interior

Anastácio, Terenos e Iguatemi comemoram aniversário neste sábado

Municípios do interior celebram data neste 8 de maio

Mariely Barros | 08/05/2021 07:37
Entrada da cidade de Terenos (Foto: Jairton Costa)
Entrada da cidade de Terenos (Foto: Jairton Costa)

Três municípios de Mato Grosso do Sul comemoram aniversário, neste sábado (8). Anastácio e Iguatemi completam 56 anos e Terenos está completando 68 anos de emancipação política.

Terenos é a única que vai comemorar. A live de aniversário começa às 18h30 e será transmitida no Facebook e no canal do Youtube da prefeitura.

Quem abre o evento são os cantores Bruno Albuquerque, Laiane Motta e Ricardinho. A apresentação principal fica por conta do grupo Eco do Pantanal.

Distante 25 km da Capital, Terenos foi reconhecida como município em 1953, quando foi desmembrada de Campo Grande. A ocupação da área em que hoje está a cidade nasceu com a implantação da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil. O nome da cidade foi dado por por povos indígenas da “Terenas”, que foram os primeiros habitantes do local. A popução estimada é de 22.269.

Iguatemi, também carrega na suas histórias grande influência das comunidades indígenas, seu é de origem Tupi Guarani, e significa “fonte de água pequena”. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ) em 2020 a população do município que fica há 466 Km da Capital, era de 16.176.

Seu povoamento começou com destruição, quando a Colônia Militar de Iguatemi foi totalmente destruída pelos espanhóis comandados por dom Agostinho Fernandes de Pinedo, governador do Paraguai em 1909. Por iniciativa de Francisco Fernandes Filho, Miguel Severo do Nascimento Gonçalves, Policarpo Nogueira e Bonifácio Fernandes, novos alicerces foram lançados e constituíram uma nova povoação.

Anastácio, município banhado pelos rios Aquidauana e Taquarussu, fica há 135 km de Campo Grande, surgiu da emancipação de Aquidauana. Segundo o IBGE, em 2020 a População estimada é de 25.237.

Nos siga no Google Notícias