ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 20º

Cidades

Capital terá vacina contra a pólio em 72 locais

Poderá ser vacinada população de 0 a 14 anos contra diversas doenças

Liana Feitosa | 07/08/2022 14:38
Criança recebe a gotinha que imuniza contra a poliomielite. (Foto: Arquivo)
Criança recebe a gotinha que imuniza contra a poliomielite. (Foto: Arquivo)

Começa nesta segunda-feira (8) a campanha de multivacinação direcionada a crianças e adolescentes de até 14 anos e, também, de imunização contra a poliomielite. Em Campo Grande, de acordo com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), o objetivo é atualizar a caderneta de vacina desse grupo e proteger crianças de até 4 anos contra a poliomielite, popularmente conhecida como paralisia infantil.

Ao todo, 72 locais de vacinação estarão disponíveis para a campanha: todas as USFs (Unidades de Saúde da Família) e UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município.

As duas campanhas - de multivacinação e contra a pólio - devem ocorrer até 9 de setembro, com o “Dia D” em 20 de agosto, segundo diretriz do Ministério da Saúde.

No ano passado, Mato Grosso do Sul registrou o menor índice de vacinação contra pólio desde 1997. Hoje (7), no lançamento das campanhas em São Paulo, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que o último caso dessa doença no país foi registrado em 1989. Assim, em 1994 o Brasil foi considerado território livre do vírus.

Consequências - O ministério tem reforçado a importância da vacinação porque ainda há países que registram casos da doença e, entre o ano passado e o primeiro semestre de 2022, outras duas regiões do mundo, que também não possuíam mais a circulação do vírus, registraram casos da doença.

A paralisia infantil pode provocar sequelas graves, com risco de evoluir para a morte. Segundo o secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho, a única forma de garantir que não haja casos novos é por meio da vacinação.

Vacinas disponíveis - Conforme o Ministério da Saúde, para crianças estarão disponíveis os seguintes imunizantes:  Hepatite A e B; Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente; VIP (Vacina Inativada Poliomielite); VRH (Vacina Rotavírus Humano); Meningocócica C (conjugada); VOP (Vacina Oral Poliomielite); Febre amarela; Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba); Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela); DTP (tríplice bacteriana); Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).

Para os adolescentes: HPV; dT (dupla adulto); Febre amarela; Tríplice viral; Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada). Ainda de acordo com o ministério, a partir dos três anos de idade as vacinas de covid-19 podem ser administradas de forma simultânea ou com qualquer intervalo com os demais imunizantes.

Confira os pontos de vacinação:

(Foto: Secretaria Municipal de Saúde)
(Foto: Secretaria Municipal de Saúde)


Nos siga no Google Notícias