ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Com mais de 3.3 mil viagens por dia, Consórcio recebeu só 1 reclamação formal

Ônibus voltaram a circular com horário reduzido e novas regras na última segunda-feira (6)

Kerolyn Araújo | 08/04/2020 11:22
Nova regra determina que passageiros entrem nos ônibus apenas pela porta da frente. (Foto: Henrique Kawaminami)
Nova regra determina que passageiros entrem nos ônibus apenas pela porta da frente. (Foto: Henrique Kawaminami)


Desde que os ônibus do transporte coletivo voltaram a circular com ampliação para atender a demanda do comércio, na última segunda-feira (6), o Consórcio Guaicurus recebeu apenas uma reclamação formal de usuário, segundo o diretor-presidente João Rezende. Só ontem, a empresa contabilizou 3.393 mil viagens pela cidade, realizadas por 250 veículos.

Com as novas regras de ocupação, os passageiros devem entrar nos ônibus pela porta da frente e o veículo só pode circular se todos os usuários estiverem sentados nos bancos.

João Rezende garante que o Consórcio tem atuado sempre que verifica esse tipo de situação. Mas que até agora as pessoas não tem feito denúncias formais, apesar de enviarem vídeos para a imprensa.

''Foi só uma ligação com reclamação. Mas isso não é confortável para nós, porque não é para ter nenhum problema. Estamos afinando o serviço porque tudo é muito novo para a gente, e a população precisa denunciar se perceber algo errado", explica.

Segundo Rezende, em Campo Grande existem mais de 4 mil pontos de ônibus e é impossível fiscalizar todos. ''Hoje a Guarda Municipal ajudou lá no Terminal Morenão, porque tinha muita gente que, quando a porta do ônibus abriu, entrava mesmo sem ter a quantidade de bancos mais disponível".

Ele avalia que os motoristas tentam ajudar, mas lembra que é necessário que os usuários também colaborem. "O que está sendo verificado é que, muitas vezes, o motorista para no ponto com apenas quatro assentos disponíveis e as pessoas começam a subir no ônibus sem limites. O próprio usuário não entende que não pode superlotar o veículo e ficar em pé. Tem gente que se recusa a descer e esperar por 4, 5 minutos pelo próximo ônibus", ressaltou.

Apesar da recomendação de não circular com os ônibus com a capacidade excedida de passageiros, os motoristas acabam fazendo a viagem por "solidariedade", acrescenta. ''Eles sabem que as pessoas precisam trabalhar, chegar no horário no trabalho. Mas já foram orientados que não podem fazer isso e devem seguir as regras. Vários veículos extras são acionados sempre que percebemos que uma região está com demanda maior, não é preciso pressa", avisa João Rezende.

De acordo com ele, no meio de todos os desafios da pandemia, o Consórcio Guaicurus já conseguiu se destacar nacionalmente em vários aspectos. "Como na desinfecção dos veículos, por exemplo. Todos os ônibus são higienizados quando retornam à garagem. Neste processo de desinfecção dos dos veículos já conseguimos virar exemplo nacional", conta.

O serviço de transporte está disponível das 5h às 21h30. Para reclamações, os usuários podem entrar em contato por meio dos telefones (67) 3316-6600 ou 9 9208-4130.

Nos siga no Google Notícias