ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Campo Grande entra em estudo sobre a eficácia da Coronavac contra variante

Apenas Campo Grande, Manaus e São Paulo serão avaliadas

Paula Maciulevicius Brasil | 08/04/2021 09:35
Primeira dose já traz efetividade de 50% contra a covid após 14 dias. (Foto: Marcos Maluf)
Primeira dose já traz efetividade de 50% contra a covid após 14 dias. (Foto: Marcos Maluf)

Depois de se mostrar 50% eficaz contra a variante P1, o grupo Vebra Covid-19 vai analisar também a efetividade da vacina Coronavac em idosos de  Campo Grande. A primeira fase do estudo foi realizado em Manaus, no Amazonas, com 67,7 mil trabalhadores da saúde e teve os dados divulgados ontem (7). Esta é a primeira pesquisa que avalia a efetividade da vacina em locais onde a variante já é predominante.

Publicado pelo Vebra Covid-19, grupo de pesquisadores de instituições brasileiras e internacionais, incluindo a UFMS, o material afirma que os resultados são "encorajadores".

"Porque a Coronavac continua sendo efetiva na redução de risco de doença sintomática em um cenário com mais de 50% de prevalência de P.1. Esses achados apoiam o uso contínuo dessa vacina no Brasil e em outros países com a circulação da mesma variante", diz a nota.

Publicado no Twitter pelo infectologista e coordenador da pesquisa, Julio Croda, o material também afirma que o estudo vai continuar coletando dados até obter 80% de poder para a realização da análise final de efetividade após 14 dias da segunda dose.

Junto com os idosos de Campo Grande, o grupo pretende ainda avaliar a eficácia da CoronaVac e da vacina Oxford/AstraZeneca, produzida pela Fiocruz, em idosos de Manaus e São Paulo.

Nos siga no Google Notícias