ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Dificuldades para Estado comprar medicamentos será discutida no dia 15

Falta e interessados em vender para governo tem feito licitações fracassarem

Ângela Kempfer | 06/08/2022 10:31
Sacola cheia de medicamentos comprados em farmácia de Campo Grande.(Foto: Marcos Maluf)
Sacola cheia de medicamentos comprados em farmácia de Campo Grande.(Foto: Marcos Maluf)

Audiência pública em 15 de agosto vai discutir a dificuldade para compra de medicamentos em Mato Grosso do Sul. O tema esteve em pauta ontem, durante encontro do Comitê Estadual de MS do Fórum Nacional da Saúde do CNJ (Conselho Nacional de Justiça)

Hoje uma dos graves problemas da saúde é dificuldades para a realização de licitações de aquisição desse tipo de item. Certames fracassam por falta de interessados. Pelos preços oferecidos, fornecedores não querem vender para o poder público, alegou o procurador do Estado, Kayoe Oshiro, durante reunião que foi realizada na sexta-feira (5).

Antes mesmo da audiência pública, algumas considerações foram feitas por membros do Comitê. O desembargador Nélio Stábile falou sobre a importância dos fabricantes de medicamentos se atentarem ao caráter social dessas empresas. Defendeu que os processos licitatórios são de grande interesse econômico para a empresa, mas também fundamentais para a população que depende de medicamentos fornecimento pelo Estado.

Representante do Conselho Regional de Farmácia, Ronaldo Costa, também sugeriu que, quando a relação é direta entre médicos e pacientes, um dos procedimentos que pode ajudar é a prescrição de mais de um tipo de medicamento na receita como alternativa de compra, para não ficar refém de apenas uma opção e esta estar em falta.

A audiência pública sobre o assunto será no dia 15 de agosto, às 9 horas, no auditório do IMASUL, no Paruqe dos Poderes, mas também com possibilidade de participação por videoconferência no Youtube da Escolagov

Nos siga no Google Notícias