ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

No Estado, 22 mil pessoas pediram bloqueio de ligações de telemarketing

Sistema foi criado pelo Procon em 2009 e agora Superintendência quer MP como intermediário para empresas assinarem TAC

Izabela Sanchez | 18/06/2019 09:25
Call Center em Campo Grande. (Foto: Danielle Valentim/Arquivo)
Call Center em Campo Grande. (Foto: Danielle Valentim/Arquivo)

Quem nunca recebeu uma ligação de um número desconhecido com o DDD 011 – de São Paulo – é privilegiado sim. A brincadeira é uma alusão às inúmeras ligações de telemarketing, os serviços de venda por telefone, que incomodam consumidores. Criado há 10 anos, em 2009, o “Bloqtel”, do Procon (Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor) é um cadastro para bloquear essas ligações e até agora, já recebeu 22.595 inscrições em Mato Grosso do Sul.

O número refere-se aos celulares de consumidores cadastrados para bloqueio, que ainda assim não impedem que as empresas continuem ligando. Conforme explicou o superintendente do Procon, Marcelo Salomão, as ligações não são ilegais, mas depois que o consumidor pede a empresa que pare de ligar, tornam-se proibidas.

“Telemarketing não é ilegal, as empresas podem fazer. O que não é legal é que se o consumidor declarar que não quer receber, deve ser respeitado. Se não for acatado, o Procon vai agir, o consumidor tem o direito”, comentou.

A insistência em continuar ligando gerou, até agora, 1723 denúncias ao Procon. Na lista de empresas que incomodam os consumidores, lideram as companhias de telefone e internet. Além dos mais de 22 mil telefones cadastrados, 600 empresas também se inscreveram no bloqtel com intuito de deixarem de receber as ligações.

No último dia 7, por exemplo, o aposentado Carlos Patay, de 58 anos, reclamou após receber 48 ligações de operadoras de celular, mesmo depois de recusar as ofertas. As empresas tentavam vender pacotes de internet e telefone. Ele alega que as chamadas repetidas eram de telefones e lugares diferentes.

Agora, o Procon quer encaminhar todas as denúncias ao MPMS (Ministério Público Estadual). O objetivo é que o MP haja como intermediário de um TAC (Termo de Ajustamento de Condutas) junto às empresas. “Nós estamos levantando todas as denúncias, vamos encaminhar pro MP e propor um TAC. Todas as companhias de telefone já foram autuadas, além delas de empréstimo consignados tem várias”, disse Salomão.

Bloqtel - O Cadastro para o bloqueio está disponível neste link http://www.bloqtel.ms.gov.br e é regido pela Lei Estadual nº 3641/2009. O bloqtel foi criado com o objetivo de impedir que as empresas de telemarketing ou estabelecimentos que se utilizem deste serviço efetuem ligações telefônicas, não autorizadas, para os usuários inscritos.

Na inscrição, o consumidor deve fornecer informações como nome, número do RG, CPF, endereço, CEP, telefone a ser cadastrado e e-mail. O cadastro só funciona para telefones com DDD 67, mas bloqueia empresas de telemarketing de todo o país. O bloqueio passa a funcionar após o 30º dia de ingresso no cadastro, quando as empresas de telemarketing, responsáveis por atualizar a listagem dos telefones bloqueados diariamente, não poderão efetuar ligações às pessoas inscritas no cadastro.

Nos siga no Google Notícias