ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Em 2022, MS registou mais de um abuso por dia contra crianças e adolescentes

Nesta quarta-feira (18) é celebrado o Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças

Gabrielle Tavares, com Agência Brasil | 18/05/2022 15:46
Suspeito preso durante Operação Predador, na manhã de desta quarta-feira, com imagens de abuso sexual infantil. (Foto: Henrique Kawaminami)
Suspeito preso durante Operação Predador, na manhã de desta quarta-feira, com imagens de abuso sexual infantil. (Foto: Henrique Kawaminami)

Só nos cinco primeiros meses do ano, Mato Grosso do Sul registrou 359 denúncias e 487 relatos de violação de direitos humanos contra crianças e adolescentes. Para alertar sobre o assunto, hoje (18) marca o Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

A maior parte aconteceu na Capital, com 214 denúncias e 295 violações. Os dados são da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

As mães das crianças são apontadas como as principais suspeitas das violações (160), seguidas por profissionais de educação (46). Os pais (24) e prestadores de serviços (35) também aparecem com números significantes no ranking.

Além dos principais suspeitos ocuparem posições de confiança das vítimas, a maior parte dos locais onde ocorreram as violações (134) também foram onde as crianças mais deviam se sentir seguras: nas casas delas. Também foram registrados 40 casos em órgãos públicos e 10 nas casas dos suspeitos.

O mês de abril foi o que mais registrou denúncias até agora no Estado, com 170. Em janeiro foram 29, fevereiro 51, março 53 e maio 56.

Fonoaudiólogo no momento em que foi levado para delegacia. (Foto: Henrique Kawaminami)
Fonoaudiólogo no momento em que foi levado para delegacia. (Foto: Henrique Kawaminami)

Entre os casos da Capital, está o do fonoaudiólogo Wilson Nonato Rabelo Sobrino, 30 anos, denunciado por estuprar sete meninos de 4 a 8 anos que eram atendidos por ele, em uma clínica de Campo Grande. Ele aproveitava as consultas em que ficava sozinho com as crianças para cometer os delitos.

No interior, o caso mais recente noticiado pelo Campo Grande News foi contra o diretor da Escola Municipal Efantina de Quadros, Marcos Eduardo Carneiro, em Nova Andradina, a 300 quilômetros de Campo Grande. Ele foi denunciado pela mãe de uma aluna de 15 anos após assediá-la sexualmente através de mensagens em aplicativos.

Brasil - Foram registradas 4.486 denúncias de violações de direitos humanos contra crianças e adolescentes ligados a situações de violência sexual.

Apesar dos dados relatados, a subnotificação de casos pode esconder o agravamento da situação. De acordo com informações do Ministério da Saúde, entre 2011 e 2017, 70% das 527 mil pessoas estupradas no Brasil anualmente, em média, eram crianças e adolescentes. Além disso, 51% das que foram abusadas têm entre um e cinco anos.

Entre janeiro e dezembro de 2021, houve 18.681 registros contabilizados, equivalente a 18,6% dos relatos. O levantamento de 2021 indicou que o cenário da violação que aparece com maior frequência nas denúncias é a residência da vítima e do suspeito (8.494), a casa da vítima (3.330) e a casa do suspeito (3.098).

Como denunciar - O Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi marcado em memória à menina Araceli Crespo, que foi sequestrada, violentada e assassinada aos 8 anos, em 18 de maio de 1973.

Havendo alguma suspeita é possível fazer a denúncia por meio do canal Disque 100. A ligação é gratuita, funciona 24h, inclusive aos sábados, domingos e feriados. A denúncia pode ser feita também na Polícia Militar, pelo número 190, ou Polícia Rodoviária Federal, pelo 191.

O ministério também disponibiliza o aplicativo Direitos Humanos Brasil, WhatsApp (61-99656-5008) e Telegram (digitar na busca “Direitoshumanosbrasilbot”), que oferecem os mesmos serviços de escuta qualificada. No caso de crianças e adolescentes, a denúncia também pode ser feita por meio do Aplicativo Sabe - Conhecer, Aprender e Proteger.

Quando a vítima é criança ou adolescente, a denúncia é encaminhada ao Conselho Tutelar e, nos casos em que a violação configura, à Delegacia Especializada ou à Delegacia Comum, no caso de inexistência, e ao Ministério Público.

Nos siga no Google Notícias