ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Após 8 casos, MS cria grupo técnico de combate à varíola dos macacos

Grupo irá disseminar informações e uniformizar protocolo de ações nos municípios do Estado

Silvia Frias | 10/08/2022 09:39
Partículas de varíola de macaco encontradas dentro de uma célula infectada. (Foto: Agência Foto Pública/NIAID)
Partículas de varíola de macaco encontradas dentro de uma célula infectada. (Foto: Agência Foto Pública/NIAID)

A SES (Secretaria Estadual de Saúde) criou grupo técnico de enfrentamento ao vírus Monkeypox, a varíola dos macacos. A comissão é formada por 17 membros e elabora ações de enfrentamento da doença, como plano de contingência em todos os municípios e manejo das equipes de saúde.

A formação do grupo foi oficializada em resolução publicada hoje no Diário Oficial do Estado. Entre os integrantes do grupo, há representantes do Corpo de Bombeiros, Laboratório Central, Cievs (Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde), Ceve (Coordenadoria Estadual de Vigilância Epidemiológica), entre outros.

O coronel do Corpo de Bombeiros, Marcelo Fraiha, assessor militar da SES, explicou que comissão específica é criada para doenças justamente para traças estratégias de enfrentamento.

Além de traçar plano de ação nos municípios, como web aulas, biblioteca virtual com relatos científicos e divulgação de informes epidemiológicos, haverá também elaboração de campanhas publicitárias voltadas à população.

Até agora, Mato Grosso do Sul tem oito casos confirmados da doença, sendo sete em Campo Grande e um em Itaquiraí. Um caso de morte está sob investigação, a de homem de 31 anos, residente em Camapuã, cujo material foi enviado para análise ao laboratório da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

Em Campo Grande, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) elabora um plano de contingência municipal, documento que irá estabelecer todas as estratégias, desde o rastreio aos fluxos de atendimento de pacientes infectados.

Nos siga no Google Notícias