MS ganha cinco categorias e puxa lista de vencedores do Turismo 2025
Estado liderou premiação por iniciativas em sustentabilidade, gestão de dados e inovação
Mato Grosso do Sul recebeu cinco prêmios na 4ª edição do Prêmio Nacional de Turismo 2025, realizado pelo Ministério do Turismo em parceria com o CNT (Conselho Nacional de Turismo), que reforça o papel estratégico do setor para o país e reconhece iniciativas. O Estado foi o mais premiado nesta edição do prêmio.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Mato Grosso do Sul se destacou como o estado mais premiado na 4ª edição do Prêmio Nacional de Turismo 2025, conquistando cinco categorias. Entre os vencedores, técnicos da Fundtur lideraram em premiações inéditas, enquanto iniciativas como a plataforma Alumia MS e projetos sustentáveis também foram reconhecidas. O ministro do Turismo, Celso Sabino, enalteceu a dedicação dos profissionais. O diretor-presidente da Fundtur, Bruno Wendling, celebrou os resultados, destacando o papel do estado no cenário turístico nacional e internacional. As conquistas reforçam a atuação em áreas como inteligência de mercado, sustentabilidade e gestão de dados, consolidando Mato Grosso do Sul como referência no setor.
Os técnicos da Fundtur (Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul), Édson Moroni e Danielle Moura, ficaram em primeiro e terceiro lugares na categoria Governo – Técnico, fato considerado inédito pela presença de dois servidores do mesmo órgão entre os finalistas. Daniela Sottili Garcia garantiu o primeiro lugar na categoria Academia e a plataforma de Inteligência Turística Alumia MS ficou em segundo lugar em Gestão de Dados e Inteligência de Mercado. A Fundtur conquistou ainda o terceiro lugar na categoria Turismo Sustentável e Ações de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas.
- Leia Também
- Mateus Solano se une à Neotrópica na defesa do turismo regenerativo em Bonito
- Deputado destina R$ 3 milhões para equipar clubes de tiro de MS
Os vencedores receberam votos do público de todas as regiões do Brasil. O ministro do Turismo, Celso Sabino, entregou as homenagens e destacou o empenho dos profissionais que atuam diretamente nas ações que fortalecem o setor. Ele disse que o prêmio celebra trabalhadores que fazem a diferença com criatividade e dedicação em áreas como afroturismo, sustentabilidade, turismo realizado por mulheres e ecoturismo.
O diretor-presidente da Fundtur (Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul), Bruno Wendling, afirmou que recebeu os resultados com alegria e destacou o papel do Estado na premiação nacional. Wendling disse que as cinco conquistas mostram a força do trabalho realizado em inteligência de mercado, sustentabilidade, academia e gestão de dados. Ele também afirmou que os prêmios confirmam o reconhecimento de anos de ações que colocam Mato Grosso do Sul no centro das discussões nacionais e internacionais do setor.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.


