ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Após caso na Bolívia, MS é autorizado a vacinar crianças contra rubéola

Crianças de seis a 11 meses de idade vão receber "dose zero" do imunizante

Guilherme Correia | 19/08/2022 09:41
Vacina tríplice viral sendo aplicado em paciente. (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
Vacina tríplice viral sendo aplicado em paciente. (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Ministério da Saúde autorizou a SES (Secretaria Estadual de Saúde) de Mato Grosso do Sul a vacinar crianças de 6 a 11 meses de idade contra rubéola. A imunização deve ter início devido a caso em investigação da doença no município de Trinidad, na Bolívia, país que faz fronteira com quatro estados brasileiros, incluindo o território sul-mato-grossense.

Até o momento, não há detalhamento sobre quando os municípios darão início a este procedimento. A pasta federal informou ao Estado que façam a retomada da dose zero da vacina tríplice viral para estes indivíduos. Segundo a SES, o governo deverá informar quando esta etapa deverá ser interrompida.

A vacina tríplice viral protege contra a sarampo, caxumba e rubéola. Trata-se de um imunizante atenuado feito a partir dos vírus que foram “enfraquecidos” e modificados e, por isso, não são capazes de causar a doença. Geralmente, é aplicada em duas doses: a primeira, tomada com um ano de idade, e a segunda, com 15 meses.

No entanto, a "dose zero" é destinada a menores de um ano e não exclui a necessidade de aplicação futura.

A Bolívia registrou um caso de rubéola depois de 16 anos, conforme autoridades bolivianas de saúde. Neste ano, o país vizinho anunciou uma campanha massiva de vacinação a partir de agosto, que terá início em agosto.

Nos siga no Google Notícias