ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Com 53 casos já confirmados, Secretaria alerta para contaminação de jovens

Continua crescente a taxa de jovens com a covid-19 em MS

Ângela Kempfer e Jones Mário | 02/04/2020 11:02

Mulher deixa o Hospital Regional usando máscara. (Foto: Henrique Kaiwaminami)
Mulher deixa o Hospital Regional usando máscara. (Foto: Henrique Kaiwaminami)


A Secretaria Estadual de Saúde mudou a dinâmica de divulgação de dados do coronavírus em Mato Grosso do Sul, para atender solicitação do Ministério da Saúde. A partir desta quinta-feira (2), o relatório sai às 10h30, ao vivo, pela página do governo no Facebook, com transmissão simultânea aqui no Campo Grande News.

No primeiro dia de alteração, o boletim epidemiológico vem com apenas 2 casos a mais em Mato Grosso do Sul. São 53 pacientes com a covid-19 no Estado, 9 internados e o restante em isolamento domiciliar. Outros 28 exames ainda dependem de resultados.

"Como mudamos o horário de divulgação, os números hoje vem menores porque não computamos os exames de ontem", explicou a secretária-adjunta da SES, Cristine Maymone.

Ela também alertou sobre a faixa etária dos contaminados. "Por enquanto estamos mantendo a paridade entre os sexos, mas continua aumentando a taxa de adultos jovens nos casos confirmados. Portanto, nada de churrascos, festinhas, narguilés, que você está se expondo em festas dentro de casa, está trazendo para dentro a possibilidade de contaminação". Do total de confirmações, 24,6% têm até 29 anos de idade.

Veja o perfil divulgado pela Secretaria de Saúde:

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

A curva do avanço da doença continua achatada, mas sobe para 607 casos notificados e 515 descartados. Os dois novos casos confirmados foram registrados em Dourados - um homem de 35 anos - e mulher de 31 de Batayporã, cidade que registrou a única morte pela doença até agora, de paciente de 64 anos, com enfisema pulmonar. Em Campo Grande, o número de casos oficiais continua em 38.

Até ontem eram 51 casos confirmados, 39 suspeitos em 14 cidades e o total de 595 notificações no Estado.

Na abertura, o secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Ridel, apresentou gráficos da evolução da doença no mundo e disse estar otimista com os dados de Mato Grosso do Sul, após as medidas de isolamento adotadas. "Aqui a doença cresce em uma velocidade que mantemos o achatamento da curva. Temos 3 desafios, diminuir o contágio, aumentar a capacidade de atendimento hospitalar, e o terceiro é proteger os empregos"

O secretário de Saúde, Geraldo Rezende, voltou a dizer "que as próximas semanas serão decisivas. Fiquem em casa. Ontem São Paulo teve um aumento assustador ontem e isso deve se repetir hoje. Não queremos um quadro parecido aqui", reforçou.

O governo também divulgou os dados das barreiras sanitárias, fixadas em aeroportos e rodovias. Desde segunda-feira passada, a fiscalização abordou 1.700 passageiros em trânsito e detectou 4 casos suspeitos de coronavírus.  encaminhados para Secretaria de Saúde


Nos siga no Google Notícias