ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

MS passa 48 horas sem registrar mortes por covid

Secretário estadual de Saúde comemora marco histórico, mas alerta que pandemia ainda não acabou

Ana Oshiro | 13/10/2021 06:08
Paciente internado em UTI Covid, no Hospital Regional. (Foto: Arquivo/Saul Shcramm)
Paciente internado em UTI Covid, no Hospital Regional. (Foto: Arquivo/Saul Shcramm)

Pela primeira vez, desde que a pandemia da covid-19 começou, Mato Grosso do Sul não registrou nenhuma morte pela doença nos 79 municípios nos últimos dois dias (11 e 12). A informação foi divulgada pela Secretaria Estadual de Saúde na noite desta terça-feira.

De acordo com o governo estadual, a redução de óbitos é uma consequência da adesão da população à campanha de vacinação — onde mais de 60% da população geral do Estado está imunizada com as duas doses ou dose única.

O último boletim coronavírus, divulgado no dia 11, traz o número de oito óbitos pela doença, mas segundo a Secretaria Estadual de Saúde, as mortes são referentes ao acumulado geral, nenhuma referente ao dia 11.

Apesar da comemoração, a secretaria não descarta a possibilidade de receber informações tardias dos municípios nos bancos de dados, já que houve feriado prolongado e o registro de óbito leva até 24 horas para ser oficializado.

Enfermeira preparando dose de vacina contra covid para aplicação. (Foto: Arquivo/Henrique Kawaminami)
Enfermeira preparando dose de vacina contra covid para aplicação. (Foto: Arquivo/Henrique Kawaminami)

“A vacinação em massa em nosso Estado e a excelente adesão da população à campanha estadual de imunização contra a covid nos colocaram em primeiro lugar no País e isto foi de fundamental importância para que atingíssemos este cenário – de estabilidade da doença. No entanto, apesar dos excelentes resultados, a pandemia não passou e é preciso seguir todas as recomendações de biossegurança. Os municípios precisam continuar com a vacinação e fazer a busca ativa daqueles que ainda não tomaram nenhuma vacina contra a covid-19. É um momento de alegria, mas não podemos esquecer daqueles que foram vencidos pela covid-19”, comemorou o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende.

Com 60% da população geral imunizada, o Estado se encaminha para alcançar a imunidade coletiva e ser o primeiro a sair desta pandemia no País. Para isso, Mato Grosso do Sul tem avançado na imunização, com 77% da população geral vacinada com pelo menos uma dose e 60,92% com o esquema vacinal totalmente completo.

O Estado registra mais de 95% da população adulta vacinável maior de 18 anos que já receberam a 1ª dose do imunizante e 79,51% que já foram imunizados com a segunda dose. Até o momento, foram vacinados 74,99% dos adolescentes vacinados com a primeira dose da Pfizer. Quanto a dose de reforço, o Estado já aplicou 42,32% do público-alvo.

Nos siga no Google Notícias