ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Suspeitas de coronavírus vão a 15 e consideram pessoa que foi ao Paraguai

Até o momento, apenas pessoas com deslocamento em países da Europa, Ásia e EUA eram investigados

Tainá Jara | 13/03/2020 18:09
Suspeitas são levadas para análise no  Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo (Foto: Divulgação/Josué Damascena/IOC/Fiocruz)
Suspeitas são levadas para análise no Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo (Foto: Divulgação/Josué Damascena/IOC/Fiocruz)

As suspeitas de coronavírus aumentaram em 50%, em menos de 24 horas, em Mato Grosso do Sul. Conforme boletim divulgado nesta sexta-feira, pelo SES (Secretaria de Estado de Saúde), os casos investigados foram a 15. Até ontem, eram 10. Esta é a primeira vez em que paciente com deslocamento em país da América Latina é considerado no levantamento.

Dez suspeitas estão em Campo Grande, duas em Três Lagoas e uma em Dourados com pacientes com viagens pela Europa, Estados Unidos e Ásia. Caso de Ivinhema é o primeiro a considerar viagem em país que faz fronteira com o Brasil, o Paraguai. Outro paciente na relação de investigação reside na Itália e esteve a trabalho em Aparecida do Taboado. As notificações foram feitas entre 3 e 12 de março.

Desde o início dos registros, no começo de fevereiro, 39 casos foram notificados, sendo que 16 foram descartados e 8 excluídos.

São consideradas duas situações para definir um caso como suspeito. A primeira envolve febre e pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, batimento das asas nasais entre outros) e histórico de viagem para área com transmissão local, de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas.

Ou, o seguinte quadro: febre e pelo menos um sinal ou sintoma respiratório, além de histórico de contato próximo de caso suspeito para o coronavírus (COVID-19), nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas.

No Brasil, já foram confirmados 98 casos e 1.485 suspeitas. A pandemia do novo coronavírus já deixou 5 mil mortos no mundo e mais de 134 mil pessoas infectadas.

Arte: Thiago Mendes
Arte: Thiago Mendes
Nos siga no Google Notícias