ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Polícia Federal cumpre mandados em MS contra corrupção no Sistema S

Na Capital, equipe da PF está em prédio onde funcionai o Senai e Sesi, ambos vinculados à Fiems

Anahi Zurutuza e Ronie Cruz | 19/02/2019 07:11
Viatura da PF em frente à sede do Senai e prédio onde também funciona a Fiems; equipes chegaram antes da 7h no local (Foto: Henrique Kawaminami)
Viatura da PF em frente à sede do Senai e prédio onde também funciona a Fiems; equipes chegaram antes da 7h no local (Foto: Henrique Kawaminami)

A PF (Polícia Federal) está nas ruas de sete estados, incluindo o Mato Grosso do Sul, para cumprir 10 mandados de prisão e 40 de busca e apreensão contra envolvidos em esquema de corrupção.

A Operação Fantoche investiga um esquema de corrupção envolvendo um grupo de empresas sob o controle de uma mesma família que vem executando contratos por meio de convênios com o Ministério do Turismo e entidades do Sistema S. Estima-se que o grupo empresarial lucrou pelo menos R$ 400 milhões em 17 anos, de 2002 até agora. 

Em Campo Grande, policiais federais estão no local onde funciona o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e o Sesi (Serviço Social da Indústria), ambos vinculados à Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul). São três viaturas e as equipes chegaram antes da 7h no prédio que fica na Avenida Afonso Pena, no bairro Amambaí. 

A reportagem tentou contato com o presidente do conselho regional do Senai e da Fiems, Sérgio Longen. Ele prometeu retornar a ligação em 5 minutos e desligou o telefone.

São cumpridos mandados também no Distrito Federal, Pernambuco, São Paulo, Paraíba, Minas Gerais e Alagoas.

Segundo a PF, são investigadas a prática de crimes contra a administração pública, fraudes licitatórias, associação criminosa e lavagem de ativos.

De acordo com a apuração, que contou com o apoio do TCU (Tribunal de Contas da União), o grupo utiliza entidades privadas e sem fins lucrativos para fechar contratos e convênios com o ministério e unidades do Sistema S.

A maior parte das contratações é de eventos culturais e de publicidade, mas ainda segundo a PF, os serviços prestados eram superfaturados.

Recursos eram desviados para núcleo empresarial por meio de empresas de fachada.

A Polícia Federal não divulgou ainda o nome dos empresários e nem de quais unidades do Sistema S estão na mira.

Sistema S - É o nome dado ao conjunto de nove instituições de interesse de categorias profissionais, estabelecidas pela Constituição - Sesi, Senai, Sebrae, Senac, Senar, Sest, Senat, Sesc e Sescoop.

Matéria editada para acréscimo de informação às 7h29.

Nos siga no Google Notícias