A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 17 de Novembro de 2018

01/03/2014 07:00

Campo Grande News, 15 Anos

Por Oscar Ramos Gaspar (*)

O marco dos quinze anos do Campo Grande News, comemorados neste mês de março, assinala a trajetória de um veículo de comunicação em permanente ajuste de sintonia com as demandas contemporâneas pela informação de qualidade e, igualmente, pela velocidade e pela segurança de acesso a essa informação.

Pioneiro na informação online fora do circuito dos grandes centros urbanos de então, o Campo Grande News nasce da convergência generosa da percepção empreendedora do empresário Miro Ceolim e da competência profissional do jornalista Lucimar Couto, amigos que decidiram agregar ao jornalismo o valor exponencial – e um tanto ‘improvável’ para a época – da rapidez quase instantânea com que o fato se transformava em notícia na tela diante dos ainda raros ‘internautas’.

Com a fenomenal democratização da internet e o surgimento e feérica difusão de mídias sociais, a bordo de uma continuada revolução tecnológica sem precedentes, vocábulos como “internautas”, que definia o clube fechadíssimo dos felizardos com acesso (discado...) à web, tornaram-se velharias tão descartadas e esquecidas como as lerdas imensas geringonças eletrônicas de uma pré-história que aconteceu ontem.

Porém, a referência na qual o Campo Grande News centrou desde sempre o seu foco – a informação de qualidade, a notícia cuja característica ‘instantânea’ não compromete a confiabilidade e o profissionalismo com que é tratada – esta é produto imperecível. Aliás, crescentemente valorizado pelos avanços das vanguardas tecnológicas, que ‘apenas’ aprimoram e multiplicam os meios de geração e difusão.

Um olhar em perspectiva confirma que nesses quinze anos, o Campo Grande News construiu invejável trajetória de absoluta fidelidade à informação, investindo na permanente adequação aos mais avançados suportes tecnológicos e, principalmente, na valorização do capital humano.

A constante preocupação com o patrimônio profissional, adotada como filosofia editorial e compromisso empresarial, assegurou ao Campo Grande News construir e consolidar um conjunto de procedimentos e princípios que na prática consubstanciam uma matriz ideológica que fundamenta o exercício do jornalismo que dispensa predicados decorativos. E ‘só’ jornalismo. E ponto.

Não por outra razão, ao mesmo tempo em que se qualificou – e continua a fazê-lo – para a salutar e multíplice concorrência, inimaginável em seus tempos pioneiros, o Campo Grande News confirmou-se, nestes quinze anos, como laboratório de jornalismo genuíno, criativo e independente.

Igualmente não por acaso, jornalistas que trabalham hoje em grandes veículos nacionais, e até no exterior, fizeram sua iniciação profissional no Campo Grande News ou viveram aqui uma experiência demarcatória de suas carreiras.

Fruto desse patrimônio profissional, humano e ético, que construiu e reinventa todos os dias na vivência dos conflitos, aflições e controvérsias, que são a seiva sagrada do velho e bom jornalismo, o Campo Grande News chega aos quinze anos no time de cima dos veículos nacionais online de maior audiência.

Parece que foi ontem. Quinze anos se passaram com a rapidez vertiginosa dos fluxos contínuos nas redes conectadas que Lucimar Couto e Miro Ceolim pioneiramente escolheram para propagar a informação como capital essencial da democracia e como ferramenta vital para a construção do espírito crítico da sociedade.

Que venham os próximos quinze anos.

(*) Oscar Ramos Gaspar é jornalista.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions