ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Réus negam crimes em júri por sequestro de pai e filho, além de assassinato

Os dois são acusados de participação, de dentro do presídio, no chamado Tribunal do Crime

Viviane Oliveira e Bruna Marques | 30/10/2020 11:31
Danilo foi o primeiro a falar e negou participação no crime (Foto: Henrique Kawaminami) 
Danilo foi o primeiro a falar e negou participação no crime (Foto: Henrique Kawaminami)

Durante julgamento realizado nesta sexta-feira (30) na 2ª Vara do Tribunal do Júri, Hamilton Roberto Dias Júnior, 37 anos,  e Danilo Richele da Silva Fernandes, 21 anos, negam participação no sequestro e assassinato de  José Carlos Louveira Figueiredo, 41 anos, e do filho dele, que na época tinha 16 anos. O crime aconteceu em novembro de 2017. Os dois são acusados de participar, de dentro do presídio, no chamado Tribunal do Crime.

José Carlos foi decapitado e teve o corpo jogado na cachoeira do Céuzinho no dia 18 de novembro daquele ano. A morte é atribuída à facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital) . Sob acusação de pertencer à facção rival CV (Comando Vermelho), José Carlos foi condenado à morte e o filho dele foi 'absolvido', por isso sobreviveu, segundo a investigação da polícia na época.

Com passagens por tráfico e homicídio, o primeiro a ser ouvido foi Danilo, que está preso há 3 anos e 4 meses na PED (Penitenciária Estadual de Dourados). Ao juiz Aluízio Pereira dos Santos, o réu disse que não conhece os outros acusados, nem de vista.

Afirmou também que não conhecia a vítima. “Não é verdadeira a acusação, não tive participação. Me pegaram na linha como mandante. Não tem áudio meu, até agora não me apresentaram nada. Não fui o mandante desse fato”, disse. Afirmou também que não usa telefone celular na cadeia.

Em maio do ano passado, Danilo foi condenado a 15 anos de prisão por ter mandado matar o jovem Fernando do Nascimento dos Santos, 22 anos, encontrado esquartejado no dia 16 de agosto de 2017, no Bairro Los Angeles.

Preso há cerca de 7 anos, Hamilton, conhecida como Muringa, tem passagem por assalto e tráfico de drogas. Ele também negou participação, disse que não conhecia Danilo, muito menos a vítima. “Pedi até um reconhecimento de voz, porque na verdade eu estou sendo vítima nesse caso. Eu não tenho envolvimento nenhum. Eu só tenho Deus e a defensoria pública por mim, Nego ter feito uso de celular dentro do presídio e a voz não é minha. Quero ter o direito de seguir minha vida, ver minha família e criar minhas filhas”, afirmou. O resultado do julgamento será divulgado no fim do dia.

Hamilton já apareceu em interceptação falando da fação criminosa (Foto: Henrique Kawaminami) 
Hamilton já apareceu em interceptação falando da fação criminosa (Foto: Henrique Kawaminami)

Operação - Em setembro deste ano, Hamilton (um dos dez alvos da Operação Yin-yang) foi condenado pela 4ª Vara Criminal de Campo Grande. Ele cumpria a função de “geral do estado”, mas numa melhoria de cargo passou a ser “Ponteiro do Resumo do Cadastro dos Estados e País” e na sentença recebeu pena de 12 anos.

Decorrente de investigações do Gaeco (Grupo de Atuação Especial e Combate ao Crime Organizado), a operação revelou a atual estrutura da facção e a identidade de integrante da cúpula da facção. Ao todo, 48 integrantes do PCC foram alvos das ações do ano passado e viraram réus em cinco processos na justiça.

Preso na Penitenciária Jair Ferreira de Carvalho, a Máxima de Campo Grande, Hamilton também já marcou presença na operação Echelon, do Ministério Público de São Paulo. Ele aparece em gravação explicando para uma interlocutora a importância de Mato Grosso do Sul para o PCC. Na ligação, ele destaca que há guerra de facções porque o Estado faz fronteira com dois países.

“Oh..depois você entra ai na internet, só para você ver as minhas obras de arte que eu faço na rua, e coloca tribunal do crime no MS, brigas de facções”, diz. A pessoa pergunta se o nome dele aparece também e ouve a resposta. “Lá eu não sei se tá, mas na boca da polícia tá”, disse o preso, em uma das ligações interceptadas.

Nos siga no Google Notícias