ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEGUNDA  18    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Liberação de máscaras para embarque nos aeroportos divide opiniões

Diretoria colegiada da Anvisa aprovou a medida e anunciou ontem

Izabela Cavalcanti, Bruna Marques e Cleber Gellio | 18/08/2022 12:16
No saguão do Aeroporto Internacional de Campo Grande, nem todos usam máscara (Foto: Marcos Maluf)
No saguão do Aeroporto Internacional de Campo Grande, nem todos usam máscara (Foto: Marcos Maluf)

A desobrigação das máscaras faciais nos aeroportos, anunciado ontem (17) pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), tem divido opiniões. Enquanto alguns ainda usam o item no saguão do Aeroporto Internacional de Campo Grande, outros já deixaram de lado.

No entanto, a nova decisão ainda não foi publicada no Diário Oficial da União. Funcionários seguem cobrando item para embarque, porque dizem que ainda não foi feito o anúncio oficial para a equipe.

A advogada Rosilene Vicente, de 55 anos, é contra a retirada da máscara em ambientes fechados. Ela estava indo visitar a filha, em São Paulo.

“Vou continuar usando. É um ambiente fechado, não dá para saber se quem está ali dentro está doente ou não. Essa decisão para dentro dos aviões é meio precoce. Tirar o uso da máscara em aeroportos e aviões não é o momento ainda”, relata.

O representante comercial, Josias Passos, de 53 anos, está indo para Porto Seguro com a família. Para ele, a decisão também é precoce e afirma que irá continuar usando.

“Acho precoce essa decisão. Nos aeroportos e nos lugares movimentados com grande fluxo de pessoas deveria manter o uso sim. Essa doença pode até voltar, não se sabe. Estamos com a máscara na mochila e quando entrarmos no avião vamos colocar.”

Para o representante comercial Jair Rodrigues, de 67 anos, a pandemia ainda não acabou e, por isso, o uso obrigatório deveria permanecer. Ele estava indo à trabalho para Campinas.

“Acho que não deveria ter liberado. Acho não, tenho certeza que não, pois se você for analisar bem, a pandemia ainda não acabou. Quantas pessoas ainda estão internadas, a gente tem que se cuidar”, pontua.

Jair aguarda no saguão do Aeroporto de Campo Grande (Foto: Marcos Maluf)
Jair aguarda no saguão do Aeroporto de Campo Grande (Foto: Marcos Maluf)

Em contrapartida, para o engenheiro civil, Arthur Torres, de 32 anos, já passou da hora de retirar a máscara. Ele também estava indo viajar para São Paulo.

“Já passou da hora de tirar o uso obrigatório da máscara no mundo todo, independente do lugar. Esses dias fui para a Europa e lá nenhum lugar mais é obrigatório. O povo tem que aprender a conviver com a doença e não é a máscara que vai impedir quem tiver que pegar”, destaca.

O analista de planejamento e controle de produção, José Eduardo Belli, de 35 anos, ainda usa a máscara, por hábito, mas queria que já tivesse liberado. De São Paulo, ele está indo para Bonito.

“Eu acredito que já deveria estar liberado, mas ainda uso por hábito. Com o avanço da vacinação acho que já tem mais segurança. No dia a dia já nem uso mais”, relata.

Comunicado – O anúncio feito ontem foi aprovado pela diretoria colegiada da Anvisa. No entanto, mesmo com o fim da obrigatoriedade, a utilização continua sendo recomendada e será informada com avisos sonoros. A necessidade de distanciamento foi suspensa.

A análise técnica da Anvisa apontou que a flexibilização não vai impactar no número de mortes por covid-19.

O desembarque dos passageiros por fileiras continua obrigatório, assim como o procedimento de desinfecção.

Nos siga no Google Notícias