ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Depois de mais de uma hora, bombeiros retiraram pedreiro soterrado de fossa

Segundo familiares, era o primeiro dia de trabalho do rapaz, de 29 anos, na obra. Ele foi retirado e levado para a Santa Casa

Geisy Garnes e Aletheya Alves | 08/04/2020 18:11
Resgate demorou mais de uma hora e mobilizou várias equpes do Corpo de Bombeiros (Foto: Marcos Maluf)
Resgate demorou mais de uma hora e mobilizou várias equpes do Corpo de Bombeiros (Foto: Marcos Maluf)

O pedreiro soterrado no Jardim Panorama, na tarde esta quarta-feira (8), foi retirado da fossa por militares do Corpo de Bombeiros após mais de uma hora de resgate. Segundo familiares, era o primeiro dia de trabalho do rapaz, de 29 anos, na obra que acontecia em um conjunto de quitinete.

Ao Campo Grande News, o tenente Paulo Cordeiro explicou que a vítima estava cavando a fossa quando parte da parede, que estavam com água, desmoronou. Com isso, o barro “foi para cima” do rapaz, que acabou soterrado. Ele ficou com parte do corpo preso a cerca de três metros de profundidade.

Segundo o tenente, assim que a equipes chegaram ao local, avaliaram a situação. Viram que o homem realmente estava soterrado, mas que o barro não havia atingido o pulmão, por isso ele respirava sem dificuldade. Em seguida, analisaram se buraco estava parcialmente estabilizado e só então começaram o resgate.

Bombeiro durante resgate de trabalhador.
Bombeiro durante resgate de trabalhador.

Primeiro foi um tripé montado e um cinto amarrado no peito do pedreiro, para garantir a segurança dele e assegurar uma maneira para ele ser puxado caso uma nova parte da fossa desmoronasse. Depois os militares retiraram a água do buraco com baldes. Para auxiliar no processo, instalaram uma motobomba.

Durante todo o momento, os bombeiros precisaram estabilizar a parede da fossa. Equipamentos de mergulho também foram levados para o local. Segundo o tenente, eles só seriam usados se a vítima permanecesse por mais tempo na fossa.

Depois de mais de uma hora, o rapaz foi retirado e socorrido sem lesões aparentes. Ainda assim, foi levado para a Santa Casa, onde deve passar por exames. O tenente que coordenou o regate afirmou que a fossa não estava sendo feita com as medidas de segurança necessárias. “O correto seria colocar uma manilha a cada vez que cavasse mais, ela ia segurar e evitar o desmoronamento”.

O irmão do rapaz acompanhou o resgate e ao fim, conversou com a equipe de reportagem. Ele não quis se identificar, mas contou que era o primeiro dia do irmão na obra e descobriu sobre o acidente ao acaso. “Eu estava fazendo uma obra aqui do lado, vi os bombeiros chegando e vim ver a situação”. O pedreiro foi identificado como Anderson Clayton.

Confira a galeria de imagens:

  • Foto: Marcos Maluf
  • Foto: Marcos Maluf
  • Foto: Marcos Maluf
  • Foto: Marcos Maluf
Nos siga no Google Notícias