ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Até dia 25, crianças de 0 a 5 anos devem ser vacinadas contra sarampo

Imunização é oferecida em 70 unidades básicas de saúde da Capital neste sábado. Dia D contra o sarampo

Tainá Jara e Clayton Neves | 19/10/2019 10:18
Primeira etapa da vacinação é destinada a crianças a partir de seis meses e com menos de cinco anos (Foto: Kisie Ainoã)
Primeira etapa da vacinação é destinada a crianças a partir de seis meses e com menos de cinco anos (Foto: Kisie Ainoã)

Pais de crianças a partir de seis meses e menores de cinco anos, tem até o dia 25 de outubro para imunizá-las contra o sarampo. Neste sábado, dia D da vacinação, 70 unidades básicas de saúde de Campo Grande abriram as portas para oferecer as doses da tríplice viral, responsável por proteger contra sarampo, caxumba e rubéola.

Na UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro Dom Antônio Barbosa, na região sul da Capital, a vacinação contou com a presença de autoridades. Na ocasião, o prefeito Marcos Trad criticou os pais que participam de movimentos antivacinas. “É ruim. A gente disponibiliza, mas não pode obrigar”, afirmou.

O diretor do departamento de imunização das doenças transmissíveis do Ministério da Saúde, Júlio Croda, lembrou dos recursos repassados pelo governo federal para incentivar a vacinação. Está prevista para Mato Grosso do Sul, a destinação de R$ 2,6 milhões em recursos, sendo R$863.982 para a Capital. Metade já está disponível e a outra parte será enviada apenas em novembro se os 79 municípios do Estado atingirem a meta vacinal de 95%.

“Esse dinheiro pode ser usado para estimular a imunização. Uma boa ideia é abrir aos sábados as unidades básicas de saúde. É um opção do município investir essa grana. O Brasil, em 2015, teve uma redução na cobertura vacinal, foi por isso que o sarampo voltou e tem mais de 6 mil casos no confirmados no País”, alertou.

Croda lembrou que esta é apenas a primeira etapa desta campanha de vacinação, porém, a mais importante, pois envolve a imunização de crianças. “Hoje, no Brasil, tem confirmado 13 óbitos por sarampo e destes sete foram crianças menores de cinco anos”. Adultos entre 20 e 29 anos que ainda não atualizaram a caderneta de vacinação devem começar a se vacinar em 18 de novembro.

A superintendente de vigilância em saúde vacinal do município, Veruska Lahdeo, lembrou que a Capital está com cobertura da tríplice viral acima de 100%. “O único caso registrado foi de uma criança de 10 meses, que adquiriu a doença fora do Estado e foi feita toda ação de bloqueio”, ressaltou.

Além das 70 unidades de saúde abertas para vacinação neste sábado, a vacinação também é feitas nos CRS (Centros Regionais de Saúde).

Nos siga no Google Notícias